Home / Brasil

BRASIL

Paciente recebe coração artificil e rim de porco para viver

Ela estava em estado terminal devido às insuficiências cardíaca e renal.

Porco e cirurgia

Lisa Pisano, a segunda pessoa no mundo que recebeu um transplante de rim de porco, teria feito a cirurgia em 12 de abril de 2024. Ela foi a primeira a passar pelo procedimento, já que oito dias depois colocou uma bomba cardíaca no lugar do coração.

Lisa já não era mais uma candidata a um transplante de coração e rim devido a diversas condições médicas crônicas que a impediram de obter resultados satisfatórios. Ela estava em estado terminal devido às insuficiências cardíaca e renal.

A paciente tinha anticorpos que dificultavam a busca por um rim humano e poderia levar anos até encontrar alguém. Mas havia um rim de porco editado geneticamente compatível disponível. Foi aí que Langone Health, seu médico, após conversar com ela, resolveram fazer o procedimento no hospital da Universidade de Nova York.

É a primeira vez que alguém com bomba cardíaca mecânica recebe um transplante de órgão. A técnica de transplante de órgãos de animais para humanos (xenotransplante) ainda é considerada uma grande oportunidade para diminuir a demanda por transplantes.


		Paciente recebe coração artificil e rim de porco para viver
Paciente Lisa Pisano e sua neta. Karoline Guimarães Santana


Primeiro transplante de porco:

O primeiro paciente vivo foi realizado em março, em um procedimento liderado por um médico brasileiro. As pesquisas nesta área vêm ocorrendo desde 2021, mas os primeiros receptores eram pacientes que tinham tido morte cerebral. Outros órgãos de porco, como o coração, já foram transplantados em pacientes vivos, mas os voluntários infelizmente não conseguiram viver muito depois do procedimento.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias