Home / Anápolis

ANÁPOLIS

Gestão Rogério transforma região Central de Goiânia com investimentos em infraestrutura e ações de requalificação

Entre as obras destacam-se o Viaduto da Moda, na Região da 44, Complexo Viário da Jamel Cecílio, a nova Praça do Trabalhador, terminais de BRT

Gestão do prefeito Rogério transforma região Central de Goiânia com investimentos em infraestrutura e ações de requalificação Gestão do prefeito Rogério transforma região Central de Goiânia com investimentos em infraestrutura e ações de requalificação

A administração do prefeito Rogério transformou a região Central de Goiânia com investimentos em infraestrutura e ações de requalificação. Entre as obras se destacam o Viaduto da Moda na Região da 44, Complexo Viário da Jamel Cecílio, a nova Praça do Trabalhador, terminais de BRT, o CMEI da Vila Santa Helena e asfalto novo nas principais ruas e avenidas. Além disso, a gestão municipal criou o Programa Centraliza, com ações de incentivo para moradia, lazer, trabalho, comércio, educação e investimentos, no traçado histórico da cidade.

Já no primeiro ano da gestão do prefeito Rogério, em 2021, a prefeitura concluiu e inaugurou o Viaduto da Moda Regina Pimenta Peixoto Moura, na região da 44, para beneficiar comerciantes e motoristas que trafegam pela Marginal Botafogo. A estrutura fica sobre uma das mais importantes vias de trânsito rápido da capital, e liga as regiões Norte e Sul, com grande fluxo de veículos.

Meses depois foi inaugurado o Complexo Viário Jamel Cecílio, que proporcionou melhoria significativa no trânsito da região. O complexo é dividido em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.


		Gestão Rogério transforma região Central de Goiânia com investimentos em infraestrutura e ações de requalificação
Divulgação

Outro destaque da região Central é a nova Praça do Trabalhador, que passou por uma ampla reforma e reestruturação. Com uma área total de aproximadamente 49 mil metros quadrados, o local que abriga as feiras Hippie e da Madrugada recebeu novo calçamento, com piso de concreto tipo paver, que é permeável, para tentar resolver o problema de drenagem urbana, três novos banheiros públicos e um edifício administrativo. Além disso, foram instaladas rampas de acesso e sinalização acessível. Duas novas subestações de energia elétricas foram construídas na praça para atender às necessidades dos feirantes e evitar as interrupções de energia. A praça foi configurada para atender as necessidades dos trabalhadores e frequentadores do local, com novas áreas de descanso, paisagismo e infraestrutura urbana.

A administração municipal, sob o comando do prefeito Rogério, também destravou e avançou com as obras do BRT, paralisadas nas duas últimas administrações. O sistema de transporte cruzará o centro da cidade e fará importante intersecção com o Eixo Anhanguera. Na região Central foram inaugurados o Terminal de Integração Hailé Pinheiro, localizado na Avenida Goiás Norte com a Perimetral Norte, e o Terminal Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, ao lado da Rodoviária de Goiânia.

Na área da Educação, a construção do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da Vila Santa Helena representa um avanço importante para a comunidade da região Central. O novo centro educacional atende crianças com toda estrutura adequada para o desenvolvimento infantil e apoio às famílias.

A gestão do prefeito Rogério também investiu na melhoria das vias urbanas com a implantação de asfalto novo. Em toda região Central, que engloba mais de 40 bairros, receberam asfalto novo 228 vias, pelos projetos 630 KM e 500 KM, numa extensão de mais de mais de 170 quilômetros.


		Gestão Rogério transforma região Central de Goiânia com investimentos em infraestrutura e ações de requalificação
Divulgação

Outra ação importante na região Central é a revitalização da iluminação decorativa da Avenida Goiás e da Rua 8 (Rua do Lazer). O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), com instalação de 138 lâmpadas no trecho da Avenida Goiás entre a Praça Cívica e a Avenida Independência, e 18 lâmpadas na Rua 8, entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera. As luminárias, no estilo Art Déco, característico do centro histórico da cidade, substituem as lâmpadas de LED instaladas provisoriamente em fevereiro deste ano.

Centraliza

A Prefeitura de Goiânia também criou o Centraliza, projeto de requalificação do Centro, que abrange sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo.

Entre as ações previstas estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas, além de ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o Refis, realizado no Mercado da Rua 3, Central do IPTU, na Rua 19, recapeamento asfáltico, modernização dos pontos de ônibus, troca da iluminação pública do setor e retirada dos fios mortos nos postes, por meio do Programa Cidade Segura.

A região também recebeu o “Rearboriza Goiânia”, com o plantio imediato de 170 mudas de árvores. As avenidas Tocantins e Araguaia foram contempladas com exemplares de espécies nativas do Cerrado. A Rua Quintino Bocaiúva, no Setor Campinas também recebeu 150 mudas, em 3,78 quilômetros.

“Estamos trabalhando muito para minimizar as ações que levaram o Centro a chegar nesse ponto em que está. Aqui precisamos viver esse projeto e disponibilizar ações para que a população volte a viver o Centro de Goiânia como ele merece”, salienta o prefeito Rogério, ao citar os benefícios tributários que os comerciantes da região terão, de acordo com o projeto ainda em análise pela Câmara Municipal.

Com todas essas ações, a gestão municipal está transformando a região Central de Goiânia, promovendo um ambiente mais moderno, seguro e funcional. As obras em andamento e as já concluídas são um reflexo do compromisso da administração com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida dos goianienses.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias