Norton Luiz
Editor de Veículos
A Jaguar apresenta a linha F-Type 2019, nas opções com carrocerias coupé e conversível, com o novo motor Ingenium Turbo de 2.0 litros e 300 cv de potência, com tecnologia de última geração. A versão, que custa R$ 339.929 (coupé) e R$ 346.144 (conversível), completa a gama de opções de motores do modelo, que contam também com um motor V6 Supercharged de 380 cv e um V8 Supercharged de 575 cv, que equipa a versão SVR. Esta deve ser chegar ao País no último trimestre deste ano.
O motor Ingenium de 2.0 litros, a gasolina, de quatro cilindros, que equipa o superesportivo traz que existe de mais moderno em tecnologias, permitindo ao modelo desenvolver 300cv de potência e 40,8 kgfm de torque já a partir das 1.500 rotações. Em conjunto com o sistema de transmissão Quickshift de 8 velocidades, o veículo é capaz de sair da imobilidade e atingir 100 km/h em apenas 5,7 segundos, além de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima.
O motor Ingenium 300 cv do superesportivo inglês é 52 kg mais leve em relação ao V6. Ele não é apenas o motor mais potente de quatro cilindros já oferecido pela Jaguar em um veículo de produção. Oferece também a mais alta potência específica de qualquer motor da gama F-Type: 150cv por litro. Trata-se do mesmo motor já utilizado pelos já utilizados pelos sedãs XE e XF e tambémpelos Land Rover Discovery Sport e Evoque.
Esse propulsor, com tração exclusiva nas quatro rodas, conta com um comando totalmente integrado de válvulas eletro-hidráulico, com algoritmos de controle patenteados e desenvolvidos pela Jaguar. Essa tecnologia permite o controle totalmente variável das válvulas de admissão, o que extrai toda a potência e torque desenvolvidos pelo motor em toda a faixa de operação.
O fluxo de refrigeração é feito por meio de dutos projetados para reduzir ao máximo o aquecimento do motor e, portanto, diminuir o consumo de combustível e os níveis de emissões. O coletor de gases resultantes da combustão foi cuidadosamente combinado com um turbocompressor de rolagem dupla. O projeto evita a interferência da pulsação do gás de escape, garantindo que a roda da turbina responda muito mais rapidamente.
O novo desenho do para-choque dianteiro, juntamente com a introdução de novos faróis em LED, criou um visual mais esportivo para o F-Type. Na parte traseira a saída do escape exclusiva é distinta dos escapamentos centrais duplos e dos escapes externos quádruplos dos modelos V6 e V8. O modelo é equipado no Brasil com rodas de liga leve de 19 polegadas sob demanda (Pronta entrega: 20 polegadas).
O modelo também passou por leves atualizações em seu interior, com a introdução de assentos mais finos e leves, sistema de infoentretenimento Touch Pro e novos acabamentos em materiais cromados e alumínio, que aumentam a sensação de esportividade a bordo. Um elegante espelho retrovisor sem moldura acrescenta outro toque contemporâneo.
A nova gama F-Type também oferece sistemas avançados de assistência ao condutor, como a câmera estéreo frontal, sistema de Frenagem Autônoma de Emergência, Piloto Automático Adaptativo e assistência para troca de faixa.Todas essas tecnologias ajudam a melhorar a segurança e reduzir o desgaste do motorista.