Home / SaudavelMente

SAUDAVELMENTE

O formato do seu corpo não te define!

Busca pelo padrão imposto nas redes sociais tem feito pessoas adotarem dietas radicais e contribuído para o surgimento de distúrbios alimentares

Imagem ilustrativa da imagem O formato do seu corpo não te define!

O caso da morte da influencer Luana Andrade, após a realização de um procedimento estético essa semana, me trouxe uma reflexão sobre como o padrão de beleza imposto pela sociedade tem impactado a vida das pessoas.

Muitas vezes, para ter um corpo perfeito (de acordo com o ideal imposto pela sociedade e, tão disseminado nas mídias sociais), muitas pessoas tem se submetido à dietas extremamente radicais e restritivas, compensações com exercício físico intenso, utilização de medicamentos de forma indiscriminada, realização de procedimentos extremamente invasivos, dentre outros, que tem trazido graves consequências à saúde, colocando em risco a própria vida e trazendo diversos transtornos de ansiedade, pela frustração de querer atingir o inatingível, além de transtornos alimentares como bulimia e anorexia.

A alimentação não pode ser feita pensando em um resultado imediatista, afinal cada nutriente que ingerimos tem seu papel desde a nutrição das nossas células, no funcionamento adequado do nosso organismo, no fortalecimento da nossa imunidade e, inclusive, na prevenção de algumas doenças!

Então, não precisamos viver um "terrorismo nutricional", em que todo alimento prazeroso torna-se um "vilão"! Não precisamos viver sentindo culpa ou frustração ao comer algo que nos gera prazer ou que estamos com vontade! Precisamos aprender e entender que nossa rotina precisa sim englobar escolhas saudáveis, com alimentos ricos em vitaminas e minerais, fibras, fitoquímicos, com variedade e o mínimo de açúcar e industrializados.

Mas, se essas escolhas saudáveis são feitas 80% das vezes, 20% das escolhas poderiam sim abrir a possibilidade de inclusão de exceções, que não impactarão de forma prejudicial na saúde! Essa regra do 80/20 torna-se muito realista e coerente com quem deseja ter uma vida saudável, física e mentalmente!

Portanto, vale a pena lembrar que o formato do seu corpo não representa quem você é! Não faça compensações e escolhas que custem sua saúde e sua própria vida para se adequar a um padrão!

Olhe para o seu interior, fortaleça sua auto-compaixão e seja livre de padrões! Tenha uma SaudávelMente!

@laisbittencourt_nutri

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias