Home / Brasil

BRASIL

Doença MPOX: transmissão, sintomas e a situação atual da doença

O que é a Mpox, como ocorre a transmissão, os sintomas, qual a situação atual dessa doença que preocupa o Ministério da Saúde

Imagem ilustrativa da imagem Doença MPOX: transmissão, sintomas e a situação atual da doença

A Mpox, anteriormente conhecida como Monkeypox ou varíola dos macacos, é uma doença viral rara que tem ganhado destaque global nos últimos anos. Causada pelo vírus da Mpox, pertencente à família Poxviridae, a mesma família do vírus da varíola, a doença foi identificada pela primeira vez em humanos na década de 1970 na África Central. Recentemente, no entanto, surtos em várias partes do mundo trouxeram preocupação aos especialistas.

A transmissão da Mpox ocorre através de contato direto com lesões, fluidos corporais ou materiais contaminados, como roupas de cama. Também pode ocorrer por meio de gotículas respiratórias em interações próximas e prolongadas. Os sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e linfadenopatia, que é o inchaço dos gânglios linfáticos. Em seguida, uma erupção cutânea característica aparece, evoluindo para pústulas, crostas e cicatrizes, podendo surgir em várias partes do corpo, como o rosto, mãos, pés e genitais.


Embora a maioria dos casos seja leve, a Mpox pode se tornar grave em indivíduos imunocomprometidos, e em casos raros, levar à morte. Não há tratamento específico para a doença, mas a vacina contra a varíola pode oferecer alguma proteção. A prevenção inclui evitar o contato com animais e pessoas infectadas e praticar boa higiene.


EVIDÊNCIAS DE TRANSMISSÃO SEXUAL DO VÍRUS MONKEYPOX

Estudos apontam a transmissão sexual de monkeypox (MPX) como a principal via de transmissão nos casos relatados, foi detectado DNA do vírus MPX tanto em amostras orofaríngeas como em amostras de sêmen e anorretais.

São necessários mais estudos epidemiológicos e pesquisas para estabelecer relação de causalidade entre a infecção pelo vírus MPX e a presença de vírus no sêmen e em secreção vaginal. Isso resultará na geração de evidências sobre a transmissão sexual do vírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença mpox como emergência de Saúde Pública Global. No país, já são mais de 700 casos confirmados da doença, que tem potencial de se espalhar para diversos países.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias