Fernanda Torres fez história ao vencer o Globo de Ouro 2025 como Melhor Atriz de Drama por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A premiação ocorreu neste domingo, 5 de janeiro, no The Beverly Hilton, em Beverly Hills, Califórnia. Fernanda desbancou grandes nomes de Hollywood, como Angelina Jolie e Nicole Kidman, e tornou-se a primeira brasileira a conquistar o prêmio na categoria, um feito que vai além da indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, em 1999, por Central do Brasil, também dirigido por Salles. Naquela ocasião, Montenegro não levou a estatueta.
Ainda Estou Aqui estreou no Festival de Veneza de 2024, onde integrou a seleção oficial e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro, marcando o início de uma trajetória vitoriosa no circuito internacional de premiações. Durante a campanha para o Oscar, Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television. O filme também está na lista preliminar de 14 produções candidatas ao prêmio de Melhor Filme Internacional do Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciará, no próximo dia 17 de janeiro, os 10 filmes que disputarão a categoria na cerimônia principal.
Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia... Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu. Fernanda Torres
Fernanda Torres brilhou na cerimônia do Globo de Ouro, dividindo o palco com estrelas como Viola Davis, em um momento que destacou o talento brasileiro no cenário global. Sua vitória reafirma a força do cinema nacional e consolida Ainda Estou Aqui como um dos filmes mais importantes do ano, mantendo sua presença entre os favoritos para o Oscar e fortalecendo a posição do Brasil no panorama cinematográfico internacional.
Leia o discurso na íntegra
"Meu Deus, eu não preparei nada porque já estava satisfeita. Esse foi um ano incrível para as atuações femininas. Tantas atrizes aqui que eu admiro tanto.
E, claro, eu quero agradecer a você, Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia. Ela esteve aqui há 25 anos.
E isso é uma prova que a arte pode durar pela vida, até durante momentos difíceis, como esta incrível Eunice Paiva, que eu fiz, passou.
E a mesma coisa que está acontecendo agora, em um mundo com tanto medo. E este filme nos ajuda a pensar em como sobreviver em momentos duros como este.
Então, à minha mãe, à minha família, para o Andrucha [Waddington, marido de Fernanda], para o Selton [Mello], meus filhos, a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, Michael Barker, Mara, tantas pessoas. Muito obrigada!"