O Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) realizou no mês de outubro a primeira cirurgia por videolaparoscopia. O procedimento consiste na realização de pequenos cortes dentro da cavidade abdominal do paciente com auxílio de uma câmera de vídeo.
O primeiro procedimento com a nova tecnologia foi uma ureterolitotripsia, retirada de cálculos renais, conduzida pelos médicos Públio Clemente e Lucas Faisano. Com o novo aparelho, as cirurgias eletivas da especialidade de urologia passam a ser realizadas na unidade por vídeo. Tornando o procedimento menos invasivo para o paciente.
A coordenadora do centro cirúrgico do HESLMB, Marina Freitas, explica que a videolaparoscopia oferece uma qualidade cirúrgica maior. “A cirurgia é mais rápida e o período de internação do paciente é menor. Além disso, a recuperação do paciente é facilitada e a volta às atividades normais é mais rápida que na cirurgia aberta”, afirma.
Marina ressalta que a realização de cirurgias por vídeo no HESLMB é um marco na história da unidade. “Um sonho que se torna realidade a fim de atender todos os procedimentos autorizados pela SES/GO, oferecendo ao paciente uma cirurgia menos invasiva, segura e eficaz”, finalizou.