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Fegobel movimentou cenário da beleza em Goiânia

Com Andréia Pereira

De domingo (26) à terça-feira (28) aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia a Feira Goiana da Beleza (Fegobel). Em sua 15ª edição, o evento organizado pela Vetor Consultoria e realizado pelo Sindicato dos Proprietários de Barbearias, Instituto de Beleza e Afins do Estado de Goiás (Sindibeleza), trouxe as principais novidades do ramo da beleza, com diversos lançamentos em produtos para cabelos, unhas, maquiagem e estética. O evento contou com cinco congressos paralelos e mais de 20 cursos nas áreas de cabelo, estética, maquiagem e podologia.

Com atrações de renome nacional e internacional, como o hairstylist Rodrigo Cintra e o artista plástico Phillip Hallawel, a Fegobel reuniu, nos três dias, mais de 30 mil pessoas, entre elas profissionais da beleza e estética, e pessoas que procuram novidades no ramo da beleza. Os visitantes se encantaram com a variedade, qualidade e novas tecnologias apresentados durante o evento.

Os mais de 60 stands em exposição apresentaram novidades em cortes, técnicas e procedimentos ao vivo, em visitantes que passavam pelo local. Além disso, os interessados podiam fazer procedimentos com o produto desejado na mesma hora e no local, dependendo da empresa.

Como as redes sociais estão cada vez mais em evidência, os blogs são um dos aliados na hora de adquirir um produto, de buscar informações sobre qual cosmético se adapta mais para cada tipo de cabelo. A equipe do Blog "Coisas de Meninas" esteve presente na Fegobel também para cobrir o evento.

De acordo com Phaifer Dias, do blog, que percorreu quase toda a feira procurando novidades, a Fegobel foi bem maior que nos anos anteriores: "A feira ofereceu uma variedade muito grande de produtos de diferentes marcas, e o legal é que podíamos experimentar na hora e, se gostar, levar. Para mim, que venho desde a primeira edição, este ano a Fegobel+ se superou, muito mais glamourosa".

Palestra de Rodrigo Cintra foi sucesso no evento

Rodrigo Cintra, que ministrou uma palestra para profissionais da beleza na última segunda-feira (27), foi a maior atração da Fegobel. Ele é um dos profissionais mais requisitados para palestras e workshops em todo o Brasil. Na oportunidade, ele falou sobre técnicas de cortes, Visagismo e Marketing.

Durante o curso, o hairstylist demonstrou alguns cortes de cabelo que são preferidos das mulheres no momento. Entre eles, o mais pedido, de acordo com o cabeleireiro, é modelo usado pela atriz Glória Pires na novela Babilônia.

O profissional ressaltou que esse corte é clássico e lembrou que o nome Chanel arremete ao da famosa marca de bolsas, sapatos, perfumes etc. No Brasil, o modelo foi associado ao nome por causa de um desfile realizado pela marca, quando as modelos usavam o cabelo dessa forma. Em outros países, o corte é conhecido como Bob.

Durante a palestra ele destacou que as redes sociais quando usadas corretamente se tornam um aliado para promover o diferencial e divulgar o trabalho de profissionais.

Algumas pessoas foram escolhidas durante o evento para terem seus cabelos cortados por ele. O curso era voltado para profissionais da área da beleza, e as mulheres que participavam pediram o tempo todo para que o famoso cortasse seus cabelos.

Cintra contou que se mantém em constante aprendizado, que está sempre receptivo para aprender novas técnicas e se inspira no universal. Ele afirmou também que costuma adequar seu trabalho às tendências do momento com o perfil da cliente e as características físicas. Logo após o curso ele atendeu ao público para tirar fotos.

Quando questionado pela equipe do DM.com.br sobre o que acredita ser o motivo de tanto sucesso no Brasil, Rodrigo declarou: "Trabalho. Muito trabalho. Comecei a trabalhar muito jovem e, acredito que por isso tenha me destacado". Rodrigo Cintra tem apenas 35 anos de idade, e já acumula 21 na profissão.

Fegobel divulga produtos inovadores

As mulheres estão cada vez mais exigentes com suas aparências, e o mercado da beleza se empenha em oferecer produtos para atender ao público feminino. Na Fegobel, várias marcas promoveram a divulgação desses aliados da beleza. Entre eles tinha shampoo que promete acelerar o crescimento saudável; spray que hidrata o cabelo a seco; marca que desenvolve embalagem com o aroma do produto, para evitar que o cliente precise abri-la para sentir o perfume; semidefinitiva para cabelos descoloridos.

Durante o evento, para divulgar os produtos, algumas pessoas eram escolhidas pelos expositores para cortarem seus cabelos, ser maquiadas, passar por penteados ou processos como a coloração de sobrancelhas. Gracyanne Barbosa e Léo Aquila também estiveram na Fegobel para representar algumas marcas.

Dentre as várias empresas de cosméticos presentes estava a Haskell Cosméticos, que contou com um estande para o lançamento de uma nova linha de produtos que, segundo o diretor geral da empresa, Ronaldo Camões, promete aceleramento do crescimento dos fios, aliado a fortalecimento e hidratação. A empresa contou com um salão de beleza itinerante completo, construído em Goiás.

Outra empresa que se destacou durante o evento foi a Biofios, que comercializa produtos de beleza para profissionais. Neste ano, a novidade apresentada foi uma linha de esmaltes artísticos que, segundo o diretor da empresa, Igor Tinoco, promete secagem rápida e ótima cobertura e maior durabilidade nas unhas.

A Ecoplus Cosméticos, outra empresa presente no evento, apresentou a linha Detox Capilar, que garante purificação dos fios que já passaram por procedimentos químicos como relaxamento, tinturas e escovas para alisamento. De acordo com o representante comercial da marca em Goiás, Davidson Cruz, a Ampola Hidrat Power, lançamento da empresa, recupera fios ressecados, danificados ou com química e coloração.

A empresa mineira Natural Life, que tem apenas quatro anos no mercado de cosméticos, trouxe à Goiânia os mais recentes produtos lançados, entre eles a linha Remake, que realiza a reposição de massa em cabelos severamente danificados por procedimentos químicos.

O consultor técnico da empresa, Anízio Black, formado em Cosmetologia e Tricologia, Visagismo e técnico em colorimetria, disse que a linha que mais tem se destacado é a Stravaganza, que é uma escova por fonte de estabilização. Segundo ele o produto trata, realinha os fios e não amarela o cabelo. Anízio anda destacou que um diferencial nessa escova é que logo após feita, o cabelo já pode ser lavado. No estande da Natural Life foram oferecidos tratamentos capilares, além de cortes com Anízio Black e Lourival Batista.

Parcerias importantes

Pela primeira vez, a Fegobel contou com a parceria da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-GO) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO). Neste ano, além das oficinas e demonstrações do Senac e do salão modelo do Sebrae, foram oferecidos cursos de gestão e empreendedores locais. O evento também contou com um estande da Goiás Fomento, com uma linha de crédito especial para o segmento da beleza.

Mercado da beleza aquecido

Mesmo com a economia brasileira em queda, o setor da beleza segue em expansão. No ano passado, a produção de itens de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria foi um dos poucos que registrou aumento no país, 11%. O faturamento na área passou dos R$ 100 bilhões.

Após vinte anos de crescimento acentuado, atualmente o Brasil é o 3º maior mercado consumidor do mundo. O melhor é que as marcas brasileiras são responsáveis por 92% desse consumo, o que é comemorado pelas mais de duas mil empresas nacionais que abastecem o mercado local.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor de serviços de beleza tem faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, com mais de 500 mil empresas legalizadas, sem contar as informais.

O presidente do Sindicato dos Proprietários de Barbearias, Instituto de Beleza e Afins do Estado de Goiás (Sindibeleza), Marcelino Lucena, disse que o mercado consumidor goiano figura entre os dez maiores do Brasil: “Todos os setores sentiram a crise no País, porém o setor de serviços em beleza continua em ascensão principalmente pela constante busca por uma melhor aparência física. As pessoas procuram diariamente melhorar sua autoestima e veem nos salões de beleza o primeiro lugar, mais barato e de resultados mais imediatos para isso”.

Em Goiás existem mais de 25 mil salões de beleza, responsáveis por aproximadamente 70 mil empregos diretos, quase 150 indústrias goianas de cosméticos e oito instituições de ensino com curso superior voltados à estética.

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