"Uma bomba, nitroglicerina pura", assim Jorge Kajuru (PRP) se referiu a lista dos 250 maiores devedores de tributos municipais (IPTU, ITU e ISS) de Goiânia. O vereador, porém não divulgou os nomes e explicou o motivo em seu discurso na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (5).
"Judicialmente", justificou ele, "não poderei dar os nomes. A Justiça proíbe. Trata-se do sigilo fiscal. Mas posso dizer que entre os maiores devedores estão bancos, construtoras, empresas do governo estadual, empresas de ônibus, imobiliárias, políticos, dentre outros".
Para poder revelar os nomes que constam na relação Kajuru diz ter entrado na Justiça com uma petição:
"Acredito que até a próxima sexta-feira (7) a decisão seja conhecida. E ai poderemos informar à população quem são, na verdade, os maiores devedores de impostos municipais. Só posso dizer que os valores devidos são altíssimos. Se a prefeitura recebesse tal quantia, Goiânia poderia se transformar numa metrópole", informa o portal da Câmara.
Ele e a vereadora Cristina Lopes (PSDB), que se dedicou na obtenção da lista, pediram ação enérgica da prefeitura contra os sonegadores de impostos para melhorar a arrecadação. "O município vai melhorar sua arrecadação, pois os recursos serão utilizados na melhoria de demandas da população, nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente. Aliás, essa situação é antiga. O que se pode concluir que a sonegação é séria" afirmou Cristina.
Kajuru ainda informou que os nomes que constavam na lista teriam dinheiro para pagar os débitos: "nessa turma aí só tem milionários. Não tem pobre, seja dono de bar, açougue, boteco, ou dono de um lote ou uma pequena casa. São só ricos sonegadores. Devedores contumazes".
(Com informações da portal da Câmara Municipal de Goiânia)