Desaparecida desde a tarde da última segunda-feira (18), a menina Lara Eloá, de 10 anos, foi resgatada na tarde de ontem por agentes da Polícia Civil na zona rural de Caiapônia, na região sudoeste de Goiás. Até o fechamento desta edição, a polícia disse que a criança estava bem e esclareceu ainda que o sequestrador chegou a prestar serviços como pedreiro na casa da família, o que teria facilitado a ação dele.
O homem, identificado como Ezequiel Severino Mendonça, foi visto em um posto de combustível abastecendo um Volkswagen Logus preto com Lara dentro. Ezequiel tinha passagem pela polícia por estupro de vulnerável contra a própria filha, de 9 anos, que chegou a ficar grávida do próprio pai. Esse crime aconteceu na cidade de Bom Jardim de Goiás, mesmo município para o qual o homem levou Lara. Todavia, uma mulher o viu em uma fazenda e, com receio, ele chegou a intimidá-la, dizendo para ela não contar nada para ninguém.
Após chegar em um assentamento, o pedreiro teria abandonado o veículo próximo ao município de Bom Jardim de Goiás, que fica a 40 quilômetros do local em que ocorreu o sequestro. A família da criança mora em Caiapônia há pelo menos dois anos. Em depoimento, a mãe de Lara relatou que deixou a menina em casa sozinha quando saiu para trabalhar por volta das 12h30.
Ao retornar no final da tarde, ela não a encontrou em sua residência e, desesperada, procurou a polícia para tentar solucionar o caso o mais rápido possível, já que os familiares da menina entraram em pânico. Foram dois dias de tensão até que Lara voltasse para os braços de sua mãe, que ficou abalada com o sumiço da filha. Por outro lado, a ação da polícia pode ser considerada rápida. Um vídeo que circulou nas redes sociais e aplicativos de comunicação ontem mostrou o momento em que a menina retorna para a casa e é recebida sob aplausos de parentes e amigos. Nas imagens, ficaram registradas a festa e a comemoração de familiares e vizinhos quando ela sai de um carro e vai caminhando aos gritos de “Jesus te ama” em direção à sua casa.
O policial civil Thiago afirmou que o homem seduziu a menina e, quando conseguiu a simpatia dela, pediu-a para entrar em seu carro. Segundo o policial, a menina não sofreu nenhum ferimento físico, mas destacou que danos psicológicos não estão completamente descartados. “Conseguimos encontrá-la sã e salva, mas a propriedade em que a encontramos fica a aproximadamente 40 quilômetros do lugar onde ela morava”, relata.
SEQUESTRO
Em balanço divulgado em seu site, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO) informou que o número de sequestros nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado foi de 136 ante 111 casos em que pessoas foram raptadas. Neste mês, uma secretária de 26 anos foi presa suspeita de fingir o próprio sequestro para extorquir dinheiro do marido em São Francisco de Goiás. Ela chegou a viajar para São Paulo com o objetivo de pôr o plano em prática. Jovem enviou fotos amordaçadas para o esposo.