Fazer um intercâmbio pode ser considerado um verdadeiro desafio, porém, um desafio cheio de diversão e muito aprendizado. Porém, sabemos que essa experiência pode ser ainda mais incrível com amigos que vão te acompanhar durante esse processo.
E foi pensando exatamente nisso que preparamos um conteúdo completo explicando como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro. Com as nossas dicas, você vai ver que mesmo com as diferenças culturais e até mesmo pessoais, você vai ver que não é tão difícil fazer novos amigos.
Então, quer saber tudo sobre como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro? É só conferir até o final do conteúdo!
Participe dos eventos locais
A primeira dica de como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro é simplesmente participar dos eventos locais. E por eventos locais queremos dizer qualquer evento na cidade onde você está fazendo intercâmbio, como feiras de exposições, clubes do livro e o que mais você encontrar na cidade onde está.
E ao fazer isso, você garante um maior contato com pessoas de um mesmo círculo, o que vai facilitar bastante a criação de um vínculo com essas pessoas e o desenvolvimento de uma nova amizade.
Além disso, participar dos eventos locais te dá um maior contato também com a cultura local, o que pode ajudar a reduzir o efeito conhecido como choque de culturas. Por outro lado, ao participar desses eventos, você vai ter uma imersão ainda maior no idioma, já que vai precisar se comunicar em inglês o tempo todo.
Faça parte de um grupo ou de uma comunidade
A segunda dica de como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro é fazendo parte de um grupo ou de uma comunidade. E aqui, a dica é literalmente participar de grupos e comunidades relacionadas com coisas que você já gosta, como por exemplo ler livros de ficção científica.
Isso porque, se você gosta do assunto, provavelmente já tem um vocabulário básico em inglês sobre esse determinado assunto. Isso vai ajudar a diminuir a sua ansiedade ao precisar se comunicar em inglês fora das salas de aula e também vai garantir que você encontre pessoas com os mesmos gostos.
E isso é fundamental, já que é muito mais fácil fazer amigos que compartilham os mesmos gostos e os mesmos hobbies que você.
Inscreva-se em cursos e workshops
Se você está fazendo um curso intensivo de inglês no seu intercâmbio, essa dica pode ser mais difícil para você. Porém, caso tenha tempo disponível na sua agenda, uma ótima dica de como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro é se inscrever em cursos e workshops fora do seu horário de aulas.
Aqui, o que vale é escolher um curso ou workshop de um assunto que você já tem interesse, que pode ser desde um curso de culinária japonesa tradicional ou um workshop de fotografia.
Dessa forma, você desenvolve uma nova habilidade, coloca seus conhecimentos de inglês em prática e ainda tem contato com várias pessoas que se interessam pelas mesmas coisas que você.
Use as redes sociais a seu favor
As redes sociais também podem ser usadas a seu favor na hora de fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro. Para isso, você pode conferir tanto sobre eventos na cidade onde está morando quanto conferir grupos e comunidades de assuntos que você se interessa.
Ou seja, você não precisa necessariamente participar de eventos físicos para fazer novos amigos, principalmente se isso parecer muito desafiador. Então, use as redes sociais a seu favor e confira grupos e eventos na área, troque mensagens com pessoas que tenham interesses similares com os seus e etc.
Tudo isso pode ajudar muito na hora de fazer novos amigos e também de colocar tudo que está aprendendo de inglês em prática.
Conecte-se com seus colegas de trabalho ou estudo
A quinta dica de como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro é se conectando com as pessoas mais próximas de você, ou seja, do trabalho ou dos estudos. E para isso, até mesmo o que chamamos de small talk (conversa fiada) é válido, o que importa mesmo é tentar uma conexão com as pessoas que você encontra todo dia.
Porém, fica aqui uma dica muito importante: na hora de se conectar com colegas de trabalho ou de estudo, é sempre bom manter um certo nível de formalidade. Ou seja, nada de chamar a pessoa por um apelido ou abraçar e beijar a pessoa no rosto, a menos que a pessoa permita.
Isso porque, diferente dos brasileiros, em outras culturas é muito mais comum manter uma certa formalidade até mesmo com amigos íntimos, então a demonstração de afeto pode ser entendida de forma errada.
Seja voluntário em causas que você apoia
A sexta e última dica de como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro é sendo voluntário em causas que você apoia. Muitas cidades contam com vários grupos de voluntários e você pode se tornar um voluntário para fazer novos amigos e ainda colocar todo o seu conhecimento de inglês em prática.
Para isso, você pode usar tanto as redes sociais para conferir esses grupos de voluntários quanto em plataformas específicas, como a Worldpackers.
Agora você já sabe todas as dicas de como fazer amigos e praticar inglês em um país estrangeiro. Então que tal colocar tudo em prática agora mesmo e fazer novos amigos no seu intercâmbio?