A artista goiana Renata Cabral foi um dos destaques da IV Bienal Latinoamericana de Jóias Contemporâneas, acontecida em ambiente virtual a partir de Santiago, capital do Chile. A exposição reuniu designers de jóias e peças latino-americanos para mostrar as tendências modernas e apresentar trabalhos do continente.
Renata Cabral é goiana, nascida no interior e ambientada com as gemas e metais preciosos do Centro-Oeste, com peças espalhadas pelo Brasil, Europa e América. Seus produtos despertaram a atenção de expositores, colecionadores e distribuidores de peças preciosas de várias partes do mundo, o que rendeu o convite para participar da exposição virtual do Chile.
Sua preferência são metais nobres reciclados como ouro e prata, contudo não abre mão de utilizar platina e ródio. Prima pela apresentação de gemas brasileiras. Esmeraldas, Green Gold, Ametistas, Topázios entre outras regionais são as mais utilizadas. Suas criações ainda possuem um toque de materiais orgânicos, como tecidos, linhas e bordados.
“Os critérios foram projetos que valorizavam a sustentabilidade de nosso planeta, em especial a conservação das águas. Embora a criatividade e a utilização dos materiais fossem decisivos para serem selecionados”, comenta Renata.
Renata participa de um coletivo de artistas brasileiros. Foram selecionados através de processo seletivo 11 artistas nacionais de vários estados do País. A exposição é on line e vitalícia. Renata entra definitivamente para a história da Joalheria mundial.