Home / Cultura

CULTURA

Dicionário goianês é publicado por servidores da UFG

Dois servidores técnico-administrativos aposentados da Universidade Federal de Goiás criaram um dicionário com quatro mil palavras e 300 expressões faladas por goianos. O livro eletrônico intitulado "Termos e expressões do coloquial do cotidiano da zona rural no Brasil Central no século XX" pode ser acessado gratuitamente pela internet.

Armando Honório da Silva e Ismael David Nogueira estudaram e anotaram entre 2009 e 2016 termos que as pessoas utilizam no trabalho, no lazer, na natureza, entre outras manifestações culturais.

“O que está na boca do povo vai se perdendo e nos preocupamos com isso. Muito do que ouvíamos quando jovens, não se usa mais. Por isso, o que fizemos foi uma tentativa de preservação”, disse Armando Honório.

No livro há expressões como "A porca vai torcer o rabo se ela não for rabicó" que segundo a publicação, refere-se a situação problemática, decisiva e impasse total. Outro trecho aponta o uso do termo "Aprumar" que significa sair, subir.

Os autores atentaram-se aos ouvidos, à atenção imediata, assim como às próprias recordações. “Não há registro sistemático dessa linguagem em lugar algum, sua fonte de pesquisa é a memória das pessoas mais antigas e as conversas casuais do cotidiano presente”, escreveu Ismael, no livro.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias