Home / DMAutos

Ford Mustang GT Performance

Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Modelo da nova geração, que custa R$ 529 mil, ganhou novo visual, mais equipamentos e potência


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Ninguém jamais duvidou do estilo arrojado e imponente do Ford Mustang. O coupé esportivo é pura paixão ao longo dos seus 60 anos de história, comemorados neste ano com a chegada da sua sétima geração. Por aqui, o Mustang da nova geração, na versão única GT Performance, totalmente renovado no visual e mais potente, abre um novo capítulo no seu reinado de seis décadas. Na sua bagagem uma coletânea de muitas histórias para contar. O esportivo conquistou a identidade de Muscle Car pelo seu porte e coração valente.

O motor 5.0 V8 aspirado, de 488 cv de potência – ganhou cinco cv a mais em relação ao Mach 1, e rende 57,5 kgfm de torque – 0,8 kgfm a mais -, associado à transmissão automática de 10 velocidades. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e até o lançamento do Mustang GTD 5.2 V8, com seus 815 cv de potência e 91,8 kgm de torque, era o Mustang o mais rápido de todos os tempos.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O Ford Mustang, fabricado em Dearborn, nos EUA, pode ser definido com muitos adjetivos, mas vou ficar apenas com a qualidade de visceral. Dos esportivos é o que mais chama minha atenção pela postura visual e da potência e força sob o capô, além do conjunto de tecnologias de conforto e de auxílio à condução. Um Mustang, no caso a nova versão GT Performance 2025, vendida desde de junho último por R$ 529.00, custa menos do que as versões correlatas da BMW e Porsche e oferece um motor com maior capacidade de cavalos e força.

Fora de cena

Para a chegada da nova versão GT Performance, a Ford tirou de cena a Mach 1. A troca resultou numa versão mais completa e barata, o que mostra a política agressiva da marca para manter seu modelo esportivo na preferência dos consumidores brasileiros. Só para lembrar que o Mustang Mach 1, da sexta geração, era vendido por R$ 576.500. Essa geração estreou uma plataforma exclusiva, não derivada de um outro modelo da Ford, dando início a lima nova era do Mustang não só no Brasil, mas em todas as partes do mundo onde é comercializado.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O novo Ford Mustang GT Performance 2025, a segunda geração do esportivo vendida oficialmente no mercado brasileiro desde março, mudou geral, menos nas linhas tradicionais que identificam o modelo com um legítimo Mustang. Na paleta de cores manteve o Preto Astúrias, Cinza Catalunha, Cinza Torres, Azul Estoril, Branco Ártico e Vermelho Arizona e trouxe duas novas cores: Vermelho Zadar e Azul Algarve.

Teste

O DMAutos acabou de testar o novo Mustang GT Performance, que agora reina sozinho sem a presença do Chevrolet Camaro, já fora de linha. Com sua nova geração, o Mustang ficou mais ousado e empolgante e trouxe muitos elementos clássicos do modelo original dos anos 60. A frente impactante é marcada pela nova grade, faróis full-LED e entradas de ar no capô. A traseira, em formato de cunha, exibe novas lanternas de três barras e aerofólio.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

As novidades incluem suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional. Os freios são Brembo de alta performance, tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. As rodas exclusivas de 19”, com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, contribuem para a excepcional aderência.

Drift Brake

O freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras, é outro recurso novo que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O novo Mustang GT vem com cinco modos de condução para o motorista calibrar a seu gosto desde a assistência elétrica da direção, a sensibilidade do acelerador, a rigidez da suspensão e o ronco do escapamento, até a aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.

Interior

No interior do coupé esportivo, o cockpit totalmente novo, inspirado em caças a jato, transpira tecnologia e performance. As telas de 12,4” e 13,2” do painel de instrumentos e do multimídia SYNC 4 formam um conjunto único, com várias opções de personalização. O pacote inclui também GPS embarcado, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O de alta qualidade.

O volante esportivo de base reta, com revestimento em couro e aquecimento, oferece excelente empunhadura. Os bancos parcialmente em couro contam com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. Outro recurso novo e divertido – desenvolvido pela engenharia brasileira – é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Os ítens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. O esportivo conta ainda com atualizações “over the air” para melhorar a sua segurança e performance ao longo do tempo.

Experiências conectadas

O Mustang GT Performance 2025 vem também com um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas: o Minhas Experiências Ford, que inclui o App FordPass Connect, agendamento de serviços online, serviço leva e traz, Guia 360, acompanhamento preventivo inteligente e atendimento do Ford Concierge.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O esportivo tem estilo ousado e empolgante, com uma interpretação moderna de elementos originais e atemporais do ícone. A sua silhueta mantém as proporções clássicas de capô longo, traseira curta e teto baixo, com uma nova leitura de design. As linhas da carroceria exibem vincos mais fortes e raios mais curtos, com transições rápidas que destacam sua aerodinâmica aprimorada em túnel de vento.

Medidas

Com 4.811 mm de comprimento, 2.080 mm de largura com os retrovisores e 1.398 mm de altura, o novo Mustang GT Performance é ligeiramente mais comprido (22 mm) e mais baixo (5 mm) que o Mustang Mach 1. A frente com grade maior e novas aberturas de ventilação no capô refletem o aumento de potência e desempenho, junto com o divisor dianteiro redesenhado.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Os faróis full-LED com novas luzes de assinatura de três elementos e perfil alongado transmitem refinamento tecnológico, ao mesmo tempo em que dão ao carro um olhar intimidador de “sobrancelha cerrada”, que impõe respeito. A linha do teto também foi otimizada para facilitar a entrada e saída do motorista sem precisar remover o capacete nas pistas.

Nova traseira

A traseira é igualmente nova, com um vinco pronunciado em forma de cunha, spoiler elevado para o equilíbrio aerodinâmico e ponteiras duplas de escapamento cromadas. A lanterna de três barras, com seta sequencial, é mais um elemento clássico revisitado. A linha de cintura mais baixa e os ombros pronunciados são elementos que contribuem para dar um visual mais encorpado e musculoso ao novo Mustang.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O cockpit, impactante visualmente e inspirado em aviões de caça é o mais tecnológico, conectado e centrado no motorista de todos os tempos. Sua tela integrando o painel de instrumentos e o multimídia é totalmente personalizáveis. O acabamento é esportivo e requintado, graças à utilização de materiais premium.

Personalização

O painel de instrumentos de 12,4” permite selecionar cores e gráficos personalizados, com animações de alta definição inspirados em games, incluindo medidores clássicos do Mustang. Ele pode ser configurado também para operar junto com a tela sensível ao toque de 13,2” do multimídia SYNC 4, formando uma peça única.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Além de comandos de voz, o SYNC 4 tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado e comandos do ar-condicionado na tela. O sistema de som B&O, de 900 W, vem com 12 alto-falantes, incluindo subwoofer. Há também carregador por indução no console e entradas USB tipo A e C, uma delas instalada próxima ao retrovisor para câmeras e outros dispositivos, evitando fios pendurados na cabine.

O volante esportivo de base reta, inspirado nos modelos de competição, oferece mais espaço para sentar e dirigir. Ele é revestido em couro, aquecido e entre outros comandos incorpora as teclas para troca de marchas “paddle shift”.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Os bancos, parcialmente em couro, são ventilados e aquecidos, com ajuste elétrico em seis posições para o motorista e quatro posições para o passageiro. O freio de mão também tem acabamento em couro. Os retrovisores contam com rebatimento elétrico e as soleiras são personalizadas com o logotipo e o nome Mustang.

Direção incomparável

O novo Mustang GT Performance oferece uma experiência de direção incomparável, combinando tecnologias avançadas de motor, transmissão, suspensão, direção e freios. Seu motor Coyote V8 5.0 de quarta geração, com 488 cv a 7.250 rpm e torque de 57,5 kgfm a 5.000 rpm, a gasolina, é naturalmente aspirado. Entre outros avanços, ele utiliza caixas de ar duplas que alimentam dois corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de admissão, e sistema duplo de injeção.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O motor Coyote 5.0 V8 do Mustang GT Performance entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na potência e 0,8 a mais no torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível.

Suspensão MagneRide

A suspensão adaptativa MagneRide tem uma calibração totalmente nova. Ela utiliza fluido magnético viscoso e sensores que fazem 1.000 leituras por segundo para otimizar a aderência nas acelerações e frenagens e reduzir a rolagem nas curvas, de modo independente das quatro rodas. Outra novidade é o seu sistema de detecção automática de buracos, que detecta desníveis e enrijece o amortecedor para evitar danos aos pneus e às rodas.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Os freios Brembo de alta performance contam com discos de 390 mm e seis pistões na dianteira e discos de 355 mm e quatro pistões na traseira. O freio de estacionamento elétrico com função Drift Brake – pioneiro no segmento – permite que motoristas com diferentes níveis de experiência desenvolvam a sua habilidade de drifting.

Outras funções

O Drift Brake é acionado pelo Track Apps, que inclui também as funções Line Lock (travamento das rodas dianteiras para “burn out”), cronômetros com tempo de volta e diversos tipos de aceleração, performance de frenagem, medição de força G lateral e longitudinal e medidores auxiliares de temperatura e pressão do óleo, temperatura do motor e do diferencial e outros parâmetros, exibidos na tela do SYNC 4. O diferencial traseiro com deslizamento limitado é outro recurso de performance.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O motorista pode configurar rapidamente os parâmetros do Ford Mustang GT Performance para diferentes situações, seja para rodar em uma estrada sinuosa ou uma competição de fim de semana. Os ajustes incluem: assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas de marcha, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.

Condução

Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão –disponíveis pela primeira vez na linha –, que prevalecem sobre a seleção automática.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O Ford Mustang GT Performance 2025 traz o que há de mais avançado em tecnologias de segurança. Ele vem com piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, frenagem autônoma de emergência à frente e de ré, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de placas de velocidade, câmera de ré e sete airbags (dianteiros, laterais, de cortinas e joelho para o passageiro).

Conectividade

Esse arsenal agora ganhou também assistente de manobras evasivas, monitoramento de ponto cego e sensor de estacionamento traseiro. A conectividade é outro diferencial do esportivo para oferecer uma série de experiências convenientes e personalizadas. Feitas essas considerações, resumimos o Mustang como um esportivo emblemático que oferece uma condução empolgante.


		Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

O consumo para um esportivo com tanta potência e força é generoso até demais. Pisando de forma mais comedida no acelerador é possível conseguir 5,6 km/l na cidade e na casa dos 8,7 km/l na estrada, lembrando que seu motor só roda com gasolina. No mais, o coupé esportivo, que em breve vai ganhar uma versão com câmbio manual, é puro prazer de dirigir.

Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência
Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência Teste: Aceleramos o Mustang GT Performance 2025 com seus 488 cv de potência

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias