Há mais de 14 anos compartilhando prosperidade e os princípios do cooperativismo em 15 municípios nos estados de Goiás, oeste da Bahia, Minas Gerais e no Distrito Federal, com 17 agências, a Sicredi Planalto Central celebra a reinauguração de sua agência no município de Formosa (GO). Com a novidade, a expectativa é que R$ 100 milhões de reais sejam injetados na população local nos próximos três anos.
Quando o Sicredi está numa comunidade, o investimento ocorre como um ciclo virtuoso, explica Carlos Canedo, gerente regional de desenvolvimento da marca. “Os associados trarão movimentação para que a agência possa equalizar esses depósitos em crédito. O valor liberado gera riquezas para a comunidade e rentabilidade para a cooperativa que, ao final do ano, devolve parte desse resultado aos associados por meio de ações sociais, capital social e de forma proporcional à movimentação de cada um”, afirma.
Com foco especial no Agro e nos comerciantes locais, a agência contará com 12 colaboradores, em sua maioria gerentes de negócios. “Estamos presentes no município desde 2019. O que antes era um escritório agora é uma agência completa para acolher nossos associados. A comunidade abraçou o Sicredi e essa é a nossa forma de retribuir essa confiança. Desejamos expandir o Agro, que é o grande alicerce local e, a partir disso, levaremos crescimento para os demais segmentos”, revela Pedro Caldas, presidente da Sicredi Planalto Central.
A agência é localizada na Avenida Ivone Saad, na esquina com a Rua A Vila Bela, e conta com um espaço amplo, confortável e de design moderno. Os associados contam ainda com espaço para café, sala de reuniões e estacionamento exclusivo, numa área de 810,52 m².
Protagonismo Agro na economia goiana
As atividades ligadas à agropecuária estão presentes nos 246 municípios goianos, sendo que em 86 cidades o segmento representa a principal composição do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. No ranking nacional de produção, Goiás ocupa a primeira posição em culturas como sorgo, tomate e jabuticaba, e está em segundo em girassol, cana-de-açúcar, alho e rebanho bovino. Aparece, ainda, em terceiro na produção de soja, milho, feijão, palmito e pequi.
Esses dados o tornam um dos líderes na produção rural brasileira e faz do setor um propulsor da economia estadual, favorecendo a geração de emprego, o fortalecimento do comércio e da indústria, incentivando o conhecimento e a busca pela qualificação profissional. É o que revela a Radiografia do Agro em Goiás, publicação elaborada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e que reúne dados consolidados das principais fontes de pesquisa do país, com recortes para o estado, oferecendo um diagnóstico da produção rural para a tomada de decisões e construção de políticas públicas.
Leia também: