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Investidores apostam em “strip malls” com foco no agro

Modelo de negócio, que é tendência nos grandes centros urbanos fortalecendo o mercado de bairro, chega ao interior de Goiás focado no produtor rural

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Estamos acompanhando um ciclo virtuoso em Goiás que é liderado pelo agronegócio, fatia que representa 60% do PIB (Produto Interno Bruto) do estado, segundo a Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás). O setor também se destaca em termos de oportunidades para pequenos negócios com atividades secundárias ligadas por exemplo à plantação ou gado. Neste movimento vemos os “strip malls”, que são pequenos centros comerciais que se multiplicam nas capitais para atender o mercado de bairro, chegarem em cidades do interior de Goiás com um novo foco, o produtor rural.

Sem corredores cobertos, com estacionamento na frente das lojas e vitrines voltadas para fora, os pequenos centros comerciais já são bem conhecidos nos Estados Unidos, sendo referência do varejo de lá por oferecer soluções de conveniência e serviços ao consumidor que mora ou trabalha na região. Apesar do modelo de negócio ter chegado ao Brasil há algumas décadas, ganhou força na pandemia com um novo perfil de consumidor em busca de comodidade e vem a cada ano conquistando maior ritmo de crescimento.

Quase 70% dos empreendimentos nesse formato no Brasil possuem menos de 5 anos, o que indica um mercado ainda muito jovem e com relevantes possibilidades. Levantamento mais recente da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls) mostra que o modelo que predomina hoje no Brasil é o de menor porte, de até 1.500 m². E mais de 90% dos estabelecimentos ainda ficam na região Sudeste, o que indica grande oportunidade de crescimento nas demais áreas do país, ainda pouco exploradas, mas que estão se movimentando.

“Além de atuar fortemente em Goiânia atendendo às expectativas desse novo público e de empresas que buscam resultado em termos de faturamento com redução nos custos de operação, não podemos ignorar que o agronegócio movimenta R$ 195 bilhões do PIB de Goiás e que esse mercado gera muitas oportunidades”, explica Marcos Blanche, sócio diretor da BP Real Estate Pro. A empresa goiana, que entrega soluções em ativos imobiliários, lançou 13 empreendimentos nos últimos dois anos na região Centro-Oeste, cinco entregues e oito desenvolvimentos, e um dos lançamentos mais recentes foi o “Mall Pauzanes”, em Rio Verde, que é voltado ao produtor rural.

“Rio Verde é a maior cidade da região Sudeste do estado, representa a 3ª maior arrecadação de ICMS de Goiás e tem como pilar da sua economia o agronegócio. Por isso, decidimos investir com esse foco”, diz Marcos. A unidade conta, por exemplo, com a primeira loja física da divisão agrícola da Bayer no mundo, aposta da multinacional para criar uma maior aproximação com os agricultores. “Estamos otimistas com esse crescimento exponencial da cidade e em breve entregaremos mais um empreendimento sob medida na região”, conclui Marcos.

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