ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS:
1233 – O Papa Gregório IX edita a bula Licet ad capiendos, que marca o início da Inquisição: instituição jurídica da Igreja Católica Romana com o objetivo de combater as heresias.
1303 – A Universidade de Roma “La Sapienza” é instituída pelo Papa Bonifácio VIII.
1534 – Jacques Cartier começa sua primeira viagem ao que é hoje a costa leste do Canadá, a ilha da Terra Nova e o Labrador.
1535 – O fenômeno óptico atmosférico do halo é observado sobre Estocolmo e retratado na famosa pintura Vädersolstavlan. – Vädersolstavlan (literalmente Quadro do Sol do tempo) é uma pintura de Urban Larsson, considerada a mais antiga representação conhecida de Estocolmo. O original de 1535 não sobreviveu, porém acredita-se que uma cópia feita por Jacob Heinrich Elbfas em 1536 seja bastante similar à pintura original. O quadro mostra uma representação de fenômenos conhecidos como halos, que foram observadas em 20 de abril de 1535 em Estocolmo.
1657 – A liberdade de religião é concedida aos judeus de Nova Amsterdã (mais tarde Nova Iorque).
1752 – Início da Guerra Konbaung-Hanthawaddy, uma nova fase na guerra civil da Birmânia (1740-1757).
1792 – A França declara guerra contra o “Rei da Hungria, Croácia e Boêmia”, dando início às guerras revolucionárias francesas.
1809 – Dois corpos de exército austríacos na Baviera são derrotados por um exército do Primeiro Império Francês comandado por Napoleão na Batalha de Abensberg, no segundo dia de uma campanha de quatro dias que terminou com a vitória francesa.
1862 – Louis Pasteur e Claude Bernard completam o experimento refutando a teoria da geração espontânea. – Geração espontânea foi uma teoria, hoje desacreditada e obsoleta, que considerava possível a formação espontânea de determinados seres vivos a partir de matéria orgânica, de matéria inorgânica ou de uma combinação de ambas. Essa formação ocorreria sem necessidade da intervenção de qualquer tipo de propágulo, gameta ou outra qualquer forma de reprodução a partir de indivíduos pré-existentes da mesma espécie. A teoria pretendia explicar o aparecimento, aparentemente sem necessidade de progenitores, de espécimes de determinados organismos, em especial vermes e insectos em matéria orgânica em putrefacção, mas também de vegetais e de algumas espécies de mamíferos, répteis e peixes. A teoria foi cabalmente refutada pelos trabalhos de Francesco Redi, Lazzaro Spallanzani, Louis Pasteur, John Tyndall[1] e múltiplos outros cientistas dos séculos XVIII e XIX. Merecem destaque os trabalhos publicados por Louis Pasteur, cujas experiências realizadas em 1859 foram aceites como uma refutação completa da teoria da geração espontânea, abrindo caminho para a plena aceitação da validade da teoria da biogênese e o abandono de teorias assentes na criação contínua da vida através de eventos aleatórios.
1865 – O astrônomo Angelo Secchi demonstra o disco de Secchi, que mede a transparência da água, a bordo do iate do Papa Pio IX, L’Immaculata Concezion.
1876 – Início da Revolta de Abril. Sua supressão choca a opinião pública europeia, e a independência búlgara torna-se uma condição para o fim da Guerra russo-turca. – A Revolta de Abril foi uma insurreição organizada pelos búlgaros do Império Otomano de abril a maio de 1876, o que indiretamente resultou no restabelecimento da Bulgária em 1878. O exército regular otomano e unidades irregulares bashi-bazouk reprimiram brutalmente os rebeldes, levando a um clamor público na Europa e nos Estados Unidos, com muitos célebres intelectuais condenando as atrocidades otomanas e apoiando a oprimida população búlgara. A revolta de 1876 envolveu apenas as partes do território otomano predominantemente povoadas por búlgaros. O aparecimento de sentimentos nacionais búlgaros estava intimamente relacionado com o restabelecimento da independência da Igreja Ortodoxa Búlgara em 1870. Juntamente com conceitos do nacionalismo romântico, a ascensão da consciência nacional ficou conhecida como o Despertar nacional da Bulgária.
1884 – Papa Leão XIII publica a encíclica Humanum Genus.
1902 – Pierre e Marie Curie anunciam o refino do cloreto de rádio, sem no entanto o purificarem até obter o elemento isolado (embora eles acreditassem tê-lo feito).
1910 – Fundação da Congregação Cristã no Brasil.
1914 – Dezenove homens, mulheres e crianças morrem no Massacre de Ludlow durante uma greve de mineiros no Colorado. – O Massacre de Ludlow foi um massacre ocorrido nos Estados Unidos em 20 de abril de 1914, no estado de Colorado, mais precisamente no que hoje é a cidade fantasma de Ludlow, onde ocorreu a morte de dezenas de mineiros. O principal proprietário da mina era John D. Rockefeller, Jr., e que foi muito criticado na época devido ao incidente.
1922 – O governo soviético cria o Oblast Autônomo da Ossétia do Sul dentro da República Socialista Soviética da Geórgia.
1946 – A Sociedade das Nações é oficialmente dissolvida, transferindo a maior parte de seu poder para a Organização das Nações Unidas.
1963 – Início dos IV Jogos Pan-Americanos em São Paulo, Brasil.
1972 – Apollo 16, comandada por John Young, pousa na Lua. – Apollo 16 foi a quinta missão tripulada a pousar na Lua, a primeira a pousar numa região montanhosa do satélite e a décima do Programa Apollo. Foi uma das missões que utilizou o jipe lunar e a primeira a colocar um pequeno satélite em órbita lunar, carregado de experimentos científicos dedicados ao estudo das partículas solares e do campo magnético da Lua. A tripulação contou com o astronauta ‘Ken’ Mattingly, escalado para participar da acidentada missão Apollo 13 mas que dela não participou por motivos médicos, depois considerados infundados
1978 – Voo Korean Air Lines 902 é abatido pela União Soviética.
1980 – Clímax da Primavera Berbere na Argélia com centenas de ativistas políticos berberes presos. – Primavera Berbere (em berbere: Tafsut Imaziɣen ou simplesmente Tafsut para “Primavera”) foi um período de protesto político e ativismo civil em 1980, reivindicando o reconhecimento da identidade e da língua berbere na Argélia com eventos principalmente em Cabília e Argel. O contexto foi marcado por duas décadas de medidas duras de arabização instituídas pelo governo nacionalista árabe da Frente de Libertação Nacional, que se recusaram a reconhecer a identidade berbere na Argélia e proibiram a língua berbere completamente. A Primavera Berbere seria afinal violentamente reprimida pelas autoridades argelinas. Desde o desmantelamento do sistema de partido único da Frente de Libertação Nacional em 1989 – seguida da democratização abortada e guerra civil – algumas das demandas da Primavera Berbere foram atingidas pelo Estado e a língua berbere é agora uma língua nacional da Argélia. No entanto, esta ainda é distinta do árabe, que continua a ser a língua oficial, e muitos outros pontos de discórdia permanecem.
1992 – Acontece o “The Freddie Mercury Tribute Concert”, um show no estádio de Wembley com diversos artistas mundialmente famosos, que tocaram músicas do Queen em homenagem a Bulsara.
1998 – O grupo revolucionário alemão Fração do Exército Vermelho anuncia sua dissolução após 28 anos em atividade. – Fração do Exército Vermelho, também conhecida como Grupo Baader-Meinhof, foi uma organização guerrilheira alemã de extrema-esquerda, fundada em 1970, na antiga Alemanha Ocidental, e dissolvida em 1998. Um dos mais proeminentes grupos extremistas da Europa pós-Segunda Guerra Mundial, seus integrantes se autodescreviam como um movimento de guerrilha urbana comunista e anti-imperialista, engajado numa luta armada contra o que definiam como um Estado fascista. A RAF foi formada no início dos anos 70 por Andreas Baader, Gudrun Ensslin, Ulrike Meinhof e Horst Mahler. Durante seus 28 anos de existência, nos quais contou com três gerações diferentes de integrantes, o popularmente assim chamado Grupo Baader-Meinhof foi responsável por inúmeras operações de guerrilha e atentados na Alemanha, especialmente os cometidos no segundo semestre de 1977, já por sua segunda geração de militantes, que levou a uma crise institucional no país conhecida como Outono Alemão. Durante três décadas de operações, o grupo foi responsabilizado por 34 mortes, incluindo alvos secundários como motoristas e guarda-costas, e centenas de ferimentos em civis e militares, nacionais e estrangeiros em território alemão, além de milhões de marcos em danos ao patrimônio público e privado. A organização sempre referiu-se a si própria como Fração do Exército Vermelho. Os termos Grupo Baader-Meinhof ou Bando Baader-Meinhof, pelos quais ficaram popularmente conhecidos e temidos, vem da designação dada a eles pela mídia alemã, como maneira de evitar a legitimização do movimento como organização política verdadeira, tratando-os apenas como uma associação criminosa comum. Apesar de Ulrike Meinhof, uma de suas fundadoras, não ter tido verdadeiramente uma posição de liderança intelectual dentro da cúpula da organização, papel este exercido por Gudrum Ensslin, ela passou a ser designada como Baader-Meinhof após o resgate de Andreas Baader da prisão onde se encontrava, em maio de 1970, por um comando liderado por Meinhof, já uma nacionalmente conhecida jornalista, escritora, documentarista e militante radical de esquerda, que a partir dali entrou na clandestinidade e na luta armada. A organização teve três encarnações sucessivas, a primeira consistindo de Andreas Baader e seus associados, quase todos mortos ou presos já na segunda metade dos anos 70; a segunda, que operou a partir da prisão dos principais líderes e fundadores até o fim da década, formada por ex-integrantes de grupos de militância estudantil radical como o SPK (Sozialistisches Patientenkollektiv), nascido na Universidade de Heidelberg em 1970, que se juntaram aos remanescentes do grupo original; e a terceira geração, que operou nos anos 80 e 90. Em 28 de abril de 1998, uma carta de oito páginas, datilografada em alemão, foi enviada à agência de notícias Reuters, assinada com o logotipo da RAF – com a metralhadora MP5 sobre a estrela vermelha – comunicando o fim das atividades do grupo, depois de 28 anos de existência como organização. Em 2008, dez anos após sua extinção, o filme alemão Der Baader Meinhof Komplex foi lançado mundialmente – e concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira–pretendendo jogar luzes sobre o grupo e sua história para as gerações presentes e futuras.
1999 – Massacre na Columbine High School: Eric Harris e Dylan Klebold abrem fogo dentro da escola. Treze pessoas morrem e 21 ficam feridas. Após os tiroteios, ambos suicidam-se antes da Swat entrar no colégio. – O Massacre de Columbine foi um massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine, uma área não incorporada de Jefferson County, no Colorado, Estados Unidos. Além do tiroteio, o ataque complexo e altamente planejado envolveu o uso de bombas para afastar os bombeiros, tanques de propano convertidos em bombas colocados na lanchonete, 99 dispositivos explosivos, e carros-bomba. Os autores do crime, os alunos seniores Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. Depois de trocarem tiros com policiais respondentes, a dupla cometeu suicídio. Apesar dos motivos do ataque continuarem incertos, os diários pessoais dos autores do crime documentam que eles desejavam um ataque de magnitude semelhante ao do Atentado de Oklahoma City e de outros incidentes violentos que ocorreram nos Estados Unidos na década de 90. O ataque foi dito no USA Today como um “ataque suicida [que foi] planejado originalmente como uma grande – e mal implementada – explosão terrorista.” O incidente provocou debates sobre leis de controle de armas, gangues do ensino médio, subculturas e bullying. Também resultou em um aumento na segurança de escolas americanas com políticas de tolerância zero, e um pânico moral sobre a cultura gótica, a cultura de armas, pessoas rejeitadas pela sociedade (mesmo que os autores do crime não fossem rejeitados), o uso de anti-depressivos por adolescentes, o uso da internet por adolescentes, e a violência em videogames
2008 – Danica Patrick vence o Indy Japan 300 tornando-se a primeira piloto na história a vencer uma corrida de Fórmula Indy.
2010 – Explosão da plataforma Deepwater Horizon, causa 11 mortos e uma enorme maré negra.
2012 – Cento e vinte e sete pessoas morrem quando um avião cai em uma área residencial perto do Aeroporto Internacional Benazir Bhutto, em Islamabad, Paquistão.
NASCIMENTOS:
Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 – Berlim, 30 de abril de 1945), por vezes em português Adolfo Hitler, foi um político alemão que serviu como líder do Partido Nazista (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei; NSDAP), Chanceler do Reich (de 1933 a 1945) e Führer (“líder”) da Alemanha Nazista de 1934 até 1945. Como ditador do Reich Alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial na Europa e foi figura central do Holocausto.
MORTES:
1912 – Abraham “Bram” Stoker (Dublin, 8 de novembro de 1847 – Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde. Com a mulher, mudou-se para Londres, onde passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos. Em 31 de Dezembro de 1879 nasceu seu único filho, Irving Noel Thornley Stoker. Trabalhando para o ator Henry Irving, Stoker viajou por vários países, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famoso romance. Enquanto esteve no Lyceum Theatre de Londres, começou a escrever romances e fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outros gêneros. Antes de escrever Drácula, Stoker passou vários anos pesquisando folclore europeu e as histórias mitológicas dos vampiros.