O Passeio das Águas Shopping, em parceria com a Goiás Turismo, realiza entre os dias 20 e 29 de julho, a exposição Circuito Cavalhadas de Goiás. O intuito é valorizar e fomentar a cultura popular goiana. Serão expostas vestimentas e paramentalhas dos cavaleiros, além de outras particularidades que caracterizam essa grande festa. A mostra é gratuita e funcionará de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h.
No sábado, dia 21 de julho, a programação será especial, com música da banda marcial Lira Jaraguaense e apresentação da Cavalhadinha, uma versão infantil da encenação da batalha entre Mouros e Cristãos, a partir das 17 horas.
O Circuito Cavalhadas de Goiás valoriza a tradição, preserva e incentiva a retenção da história, folclore e religiosidade do povo goiano e destaca o espetáculo nos municípios de Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e São Francisco de Goiás.
“As Cavalhadas são as manifestações artístico-culturais mais tradicionais de Goiás. A encenação é um show de cores, beleza, história e demonstração de fé que perduram por séculos. Por isso, é com muita alegria e emoção que trazemos um pouquinho desse universo para os nossos clientes”, afirma a gerente de marketing do Passeio das Águas Shopping, Isa Lucena.
O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, também ressalta a importância desta iniciativa. “Goiás tem várias potencialidades turísticas e essa exposição que leva um pouco do Circuito das Cavalhadas ao Passeio das Águas Shopping é uma forma de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam nossa cultura e se encantem com o que temos de melhor. Eventos como esse fomentam o turismo e assim, movimentam e fortalecem a economia do Estado.”
O QUE SÃO AS CAVALHADAS?
As Cavalhadas são representações baseadas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média. O teatro é ambientado no século VIII, na região dos Pireneus, simbolizando o combate entre o exército cristão de Carlos Magno e os muçulmanos da Mauritânia para decidir quem detinha a fé verdadeira. Ao final, os cristãos vencem os mouros, que se acabam convertendo ao cristianismo.
CAVALHADAS EM GOIÁS
As Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos em Goiás, em uma festa que une religiosidade, cultura, turismo, economia, e valoriza o patrimônio imaterial do Estado. Na capitania de Goiás, a mais antiga apresentação das Cavalhadas da qual se tem registro foi encenada no arraial de Santa Luzia, atual cidade de Luziânia, no dia 6 de janeiro de 1751. Em Santa Cruz de Goiás a festa é realizada ininterruptamente há 203 anos.
As Cavalhadas foram implantadas nos municípios goianos no Ciclo do Ouro. Além da parte litúrgica, com missas e novena, a celebração no período colonial dá origem aos elementos culturais e religiosos utilizados no Centro-Oeste brasileiro: o Império do Divino, a Entrada da Rainha e as Cavalhadas. A festa, que mistura elementos sagrados e símbolos pagãos, atrai milhares de turistas, que movimentam e enriquecem a economia local, incrementando as vendas e gerando empregos.
SERVIÇO:
O quê? Exposição Circuito Cavalhadas de Goiás
Quando: De 20 a 29 de julho
Horário: De segunda a sábado – das 10h às 22h
Domingos – das 11h às 21h
Valor: Gratuito
Local: Na área central – próximo à Vivara
Classificação etária: livre