Os consoles para jogos digitais foram alguns dos aparelhos eletrônicos que mais mudaram ao longo dos anos, sobretudo acompanhando o melhor que o mundo gráfico pode oferecer para o mercado de entretenimento virtual.
Com a tecnologia imersiva, os gráficos surpreendentes e a evolução das empresas que desenvolvem games para este ramo, os leitores de mídias (também chamados de consoles) tiveram que ser substituídos por novas versões das suas fabricantes, conquistando novos públicos e aprimorando o modo como nos divertimos em grupo.
Resultado de muito esforço e investimentos em tecnologia, os famosos consoles PlayStation, da Sony Interactive Entertainment, estão entre os principais alvos dos gamers desta categoria, assim como o Xbox, da Microsoft.
Com diversos recursos diferentes desde a primeira versão, o PlayStation 5 é o "queridinho" do momento, surpreendendo mesmo os mais apaixonados pelos jogos virtuais. Mas será que ainda vale a pena investir na versão anterior da Sony, ou o PlayStation 4 deve sair do mercado nos próximos meses?
Trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esta versão do console neste guia.
PlayStation 4: o que ainda o torna uma opção no mercado?
O PlayStation 4 foi um dos maiores sucessos da Sony, sobretudo considerando a sua evolução com relação aos consoles anteriores da marca. Desenvolvido em uma versão principal, ele logo ganhou popularidade, o que fez com que a empresa investisse em outras duas linhas do mesmo produto: o PS4 Slim e o PS4 Pro.
Representando um produto mais “básico” e acessível no preço, o PS4 Slim também alcançou o pódio de melhores consoles custo-benefício em 2016, rodando jogos a 1080 pixels e 60 quadros por segundo. Ainda no mesmo ano, a Sony lançou o PS4 Pro, para um público mais “seleto” e com disposição para pagar bem mais (era o custo de testar os novos jogos em 4K).
Completamente depreciados pela empresa, o PS4 Slim e o PS4 Pro já não estão entre os produtos fabricados nos galpões da multinacional, e só podem ser encontrados para venda em lojas de hardwares usados. Já o PS4 original continua recebendo melhorias da marca. Saiba o motivo!
Mais acessível que o PlayStation 5
Apesar de continuar recebendo novos recursos da Sony, o PS4 é um pouco mais barato que o PS5, o que o torna a “segunda opção” dos usuários da Sony que não querem investir tanto no novo console. Mas além do preço, ele também fez história no desempenho e nos recursos extras.
Muitos acessórios
O PlayStations 4 ganhou diversos acessórios compatíveis ao longo da sua jornada no mercado, e a boa notícia é que eles ainda podem ser utilizados normalmente nos modelos fabricados em 2022. Os óculos virtuais, as câmeras com sensores e os controles profissionais são os mais conhecidos.
Isso significa que adquirir um PS4 também permite que você jogue com máxima imersão os games recentes.
Compatibilidade com os melhores jogos
Um dos maiores fatores que causam a extinção de um console no mercado é a incompatibilidade com os jogos recentes. Ter um aparelho que não acompanha as novas edições da sua trilogia favorita torna-o um modelo ruim para a sua sala.
A Sony já garantiu que deverá investir na compatibilidade do PS4 com os “discos” atuais dos principais games (além de continuar rodando os antigos). Jogos como o The Last of Us, God of War e Resident Evil continuarão na sua estante por um bom tempo.
Vantagens do PlayStation 5 que você nunca vai encontrar no PS4
Lançado no final de 2020, o PS5 veio para revolucionar a linha de aparelhos da Sony, assim como foi o PS4 à época. Com um design bem diferente do modelo anterior, a nova versão conta com recursos que você nunca encontrará no PS4 atual. Saber disso vai te ajudar a decidir se economizar um pouco e não ter o aparelho recente é realmente uma boa ideia. Veja o que realmente mudou.
GPU ainda mais eficiente: assim como o PS4 Pro, o PS5 também roda jogos em qualidade 4K, mas com melhorias significativas na fluidez e eficiência, sobretudo pelos novos SSD´s implementados. A placa gráfica AMD RDNA 2, de 2,23 GHz de frequência, é um dos componentes que você nunca encontrará no PlayStation 4. O processador AMD Zen 2, com quase o dobro da capacidade da versão anterior, também é um adicional vantajoso do PS5.
No geral, as avaliações recentes dos usuários também apontam mudanças significativas em desempenho, que contam pontos adicionais para quem investe no modelo atual da Sony. Acredite: essas são vantagens que você não terá comprando o PlayStation 4 convencional.
Vale a pena escolher o PS4 ao invés do novo PlayStation 5?
Se você ainda tem dúvidas se ainda é interessante adquirir um modelo antigo da marca, já podemos adiantar que sim! Apesar de não ter tanta diferença entre o preço, ela significa bastante para quem não joga em alta performance, como é possível fazer com o PS5. Adquirir o modelo atual e não aproveitar todas as tecnologias que ele proporciona é perder dinheiro, e neste caso, optar pelo PS4, que ainda recebe todos os suportes da Sony, é a melhor opção.
Por outro lado, se você gosta de inovar nas suas bibliotecas de games, deve saber que hora ou outra você não terá os lançamentos rodando no PS4, o que significa um grande sacrifício para quem pagou por ele atualmente. Se a Sony resolver lançar outro dispositivo, como uma versão “Basic” do PS5 (um PS5 Slim), é bem provável que o PS4 também acabe no mesmo lugar do PS3 e do PS2: na estante de aparelhos dos colecionadores.
Conclusão
Os consoles de jogos digitais ainda são bem utilizados no nicho de entretenimento virtual. A Sony, como uma das maiores fabricantes destes aparelhos, não perde elogios com relação aos novos modelos da marca. Pensando nisso, optar pelo PlayStation 4 ainda é uma dúvida de muitos. Agora que já respondemos a esta pergunta, saiba qual é a sua necessidade e opte pelo modelo perfeito para você.