A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou na sexta-feira os atletas da ginástica artística masculina que irão para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa compõem a equipe, atual campeã do Pan. Ontem, eles embarcaram para Colorado Springs, nos EUA, para aclimatação.
Foram convocados Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa e Arthur Nory Mariano, que recentemente ficou suspenso por 30 dias e enfrentou acusações de racismo por piadas feitas contra o atleta negro Ângelo Assumpção, que não foi chamado. De acordo com a CBG, esta é a base da equipe que está sendo trabalhada para o Campeonato Mundial de Glasgow, na Escócia, em outubro, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A divulgação da seleção feminina está prevista para terça-feira.
Segundo explicou o coordenador da seleção masculina, Leonardo Finco, a maioria dos atletas chamados é generalista, os que fazem todos os aparelhos, o que explica a ausência de Diego Hypólito, que se destaca no solo e no salto.
“Isso faz parte do nosso planejamento para o Mundial, em que vamos apostar na equipe e na classificação (por equipes) para os Jogos Olímpicos. O grupo é muito bom. Temos ainda um excelente especialista, o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti, que, além das argolas, fará solo e salto para ajudar a equipe. Vamos lutar novamente pelo título, porém o maior objetivo é a preparação adequada para o Mundial”, afirmou Finco, destacando como rivais Colômbia, Cuba, EUA e Porto Rico.