Uma cratera gigante que surgiu misteriosamente no norte do Chile corre alto risco de entrar em colapso e 'desabar', o que pode aumentar ainda mais seu tamanho, segundo as autoridades chilenas.
O imenso buraco está localizado no terreno de uma mineradora, na pequena cidade de Tierra Amarilla, de 15 mil habitantes, no deserto do Atacama e tem por volta de 50 metros de diâmetro e 200 metros de profundidade.
O dono da mineradora e agências do governo se depararam pela primeira vez com a cratera em julho e estudam as causas de seu aparecimento.
Segundo o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da região do Atacama, o local tem riscos de mais rachaduras e também de afundamentos.
"Considerando que o referido cenário representa uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas, o acesso à referida zona foi restringido até que os estudos técnicos o justifiquem", alertou o órgão.
Os trabalhos na mina estão suspensos até o momento, de acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin). Porém há uma previsão de o buraco se expanda e o diâmetro da superfície se iguale ao do fundo.
Leia também