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OPINIÃO

Educação para o consumo consciente

Escolhi para o artigo de hoje um tema um tanto desafiador: educação e consumo.

Tenho reparado que as decisões diárias de consumo afetam diretamente nossa vida, o tempo que dedicamos ao trabalho, aos filhos, à família, aos estudos, ao lazer etc.

Em 2006 quando Al Gore lançou seu documentário Uma Verdade Inconveniente (https://goo.gl/ZokOtZ) fiquei realmente tocado pelo assunto. Embora o documentário tratasse sobre a poluição do planeta e suas implicações, fiquei intrigado sobre o impacto que o consumo tem em tudo isto.

Comecei a investigar um pouco mais e descobri coisas interessantes, como um estudo realizado por Annie Leonard sobre a cadeia de extração, produção, distribuição, consumo e descarte que virou um vídeo bastante popular na internet (https://goo.gl/he8eYC). Se você achar o vídeo superficial, vale a leitura do livro de mesmo nome (A História das Coisas). Para Leonard, foram dez anos de pesquisa e viagens pelo mundo coletando e cruzando dados que mostram numericamente a cadeia produtiva mundial.

Hoje, tenho a compreensão de que a falta de água não é somente uma questão de má gestão governamental (parte pode até ser) ou algum tipo de destino divino. Longe disso, é apenas um uso equivocado dos recursos que temos à disposição no planeta.

Às vezes me assusta o fato de que das 100 maiores economias do planeta, 51 são empresas e 49 são países. Um amigo costumava dizer que o conhecido Big Brother, do filme 1984, seria construído pelas empresas e não pelos governos. Bem, ligando a televisão em casa vejo que ele tinha razão. Em um cenário como este, embora pareça antiético um senador no Brasil receber mais de cinco milhões de verbas de grandes marcas para campanha política, isso se enquadra sem grandes problemas no modelo social vigente.

Em um cenário como este, onde o poder econômico se concentra em empresas e não nos governos – que tem como princípio básico a representação das pessoas – as decisões acabam por ter um natural viés comercial.

Este panorama tornou-se tão crítico que em 2000, o embrião do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente (www.akatu.org.br) surgiu dentro do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, quando “Os seus dirigentes perceberam que as empresas só aprofundariam, a longo prazo, suas práticas de Responsabilidade Social (RSE) na medida em que os consumidores passassem a valorizar essas iniciativas em suas decisões de compra.”

Mas o que tudo isso tem a ver com o relacionamento entre empresa e clientes?

Se queremos relacionamentos melhores e duradouros, como perceberam os empresários do Instituto Ethos, é preciso equilibrar a relação: compreender que dentro de um relacionamento, o lado que tem maior conhecimento e preparo é responsável por contribuir para que o outro se desenvolva na mesma medida. Destinar um percentual dos lucros apenas porque trará um abatimento nos impostos é uma visão restrita. Algumas empresas já têm na composição de sua proposta o destino certo para parte do dinheiro recebido dos clientes, independente do lucro. Essa é uma decisão radical, mas que pode servir como protótipo para uma nova forma de agir.

A referência que gosto de usar é que construímos casas hoje como fazíamos há mais de 100 anos. Já temos tecnologia para gerar 80% menos resíduos na construção civil (sim, oitenta por cento menos!). Mas ainda temos poucas práticas neste sentido. Se a decisão for somente econômica, dificilmente será levada a cabo.

O momento exige das pessoas, das empresas, dos governos e da sociedade mudanças para melhor.

Se eu tivesse de escolher um ponto de partida para esta mudança, começaria pelo destino, escolhendo o tipo de sociedade que queremos viver daqui há alguns anos. A definição de um propósito claro e simples para as organizações é um bom ponto de partida. Não apenas porque irá gerar resultado financeiro, mas simplesmente porque é o melhor que podemos fazer agora.

(Leonardo Barci, presidente da youDb, coautor do livro Mind The Gap – Porque o Relacionamento com Clientes vem antes do Marketing e blogueiro da Exame - [email protected])

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