Home / Opinião

OPINIÃO

Uma conquista histórica para a saúde dos moradores de Trindade

Garantir o pleno acesso de todos à educação e à saúde de qualidade é o compromisso primeiro de quem se propõe a gerir o poder público com o máximo de responsabilidade. Em nosso município, sempre priorizamos estas duas ações fundamentais porque a elas estão associados o bem-estar e um futuro digno e próspero para todos.

Os avanços alcançados em Trindade são incontestáveis, desde a restauração das estruturas físicas de escolas, Cmeis e unidades de saúde, até a valorização dos profissionais e a prestação de serviços de qualidade.

Este final de semana coroou em 2015 todo um esforço coletivo que realizamos em prol da sociedade. A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristina 24 horas é um marco em nossa cidade e representa um benefício de dimensão histórica para os moradores da região leste.

Esta obra fundamental vem se somar às inúmeras que entregamos ao longo do ano nos setores de educação, saúde, infraestrutura, cidadania, cultura, esportes e lazer. A UPA Cristina se constitui em unidade de primeiro mundo, com prédio 100% restaurado, equipamento de ponta e profissionais preparados para a prestação de atendimento todos os dias.

Na sexta-feira (11) fizemos a inauguração da UPA num grande evento que mobilizou a cidade. Antes, na quinta-feira, ao lado da secretária municipal de Saúde, Gercilene Branca Ferreira, mostramos a lideranças, vereadores e à imprensa essa conquista que nos enche a todos de orgulho.

A estrutura foi totalmente reformada e ampliada. As adequações levaram em conta as exigências e normas legais. A sala de raios-x tem proteção especial. Os ambientes estão climatizados, contêm poltronas confortáveis para os acompanhantes, foram adaptados para portadores de necessidades especiais, atendem às normas de combate a incêndios e abrigam lâmpadas de emergência.

Com essa importante obra, estamos preparados para atendimentos de urgência e emergência, bem como alguns exames de diagnóstico de forma eletiva (programada). Médicos, biomédicos, enfermeiros, técnicos e atendentes estarão disponíveis 24 horas.

Num momento em que o país enfrenta o agravamento da recessão e da crise política, realizar investimentos nos municípios exige cota de sacrifício e empenho redobrados na administração dos poucos recursos existentes. Nessa tarefa, contamos com a experiência e a dedicação da secretária Gercilene Branca. Os recursos aplicados na obra somam cerca de R$ 3 milhões.

Serão 80 profissionais que se revezarão para manter o atendimento. O total de consultas médicas de urgência e emergência/mês previsto é de 6 mil (200/dia). Procedimentos/mês, mais de 15 mil (consultas médicas e de enfermagem, raios-x, curativos, administração de medicamentos, suturas, etc., média de 500/dia).

Os equipamentos englobam aparelho de raios-x telecomandado (digital) que realiza exames de fluoroscopia, gastrointestinal, enema opaco, uretrocistografia, trânsito intestinal, colangiografia, histerossalpingografia e outros.  Há, ainda, exames radiológicos do sistema esqueleto pulmonar na mesa e no bucky mural, na maca e cadeira de rodas para uso em situações de rotina e emergência.

Além disso, temos cama hospitalar tipo fawler elétrica que permite movimentos, aparelho de ultrassonografia digital de 1.024 canais para diagnóstico colorido, eletrocardiógrafo, desfibrilador, monitor multiparâmetro, bomba de infusão, autoclave hospitalar elétrica, computadores...

São 10 leitos, sendo três infantis, três adultos, um isolamento e três de estabilização. As equipes de plantão incluem dois médicos, duas enfermeiras, técnico em radiologia, quatro técnicos de enfermagem, três recepcionistas, dois serviços gerais, guarda e motorista. Entre os profissionais por escala estão biomédico, radiologista e médico ultrassonografista.

A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristina 24 horas soma-se a um conjunto fértil de realizações no setor de saúde desde o início da nossa gestão, sempre dentro do nosso propósito de garantir atendimento de qualidade para todos os moradores. São 22 Unidades Básicas de Saúde reformadas, outras cinco em construção e uma já entregue. Dois trailers realizam atendimento em odontologia. Temos disponibilidade de médicos em todas as unidades e a implantação da Ouvidora da Saúde atende por meio do WhatsApp, do Facebook, com perfil em redes sociais, e-mail e presencial na sede da secretaria.

Ainda este ano, ao lado do governador Marconi Perillo, inauguramos a reforma e a ampliação do Hospital de Urgências de Trindade. Naquela oportunidade ele autorizou a implantação de 10 leitos de UTI na unidade.  A obra incluiu a ampliação de oito unidades internas. O Instituto Gerir, Organização Social (OS) que administra o Hutrin, investiu R$ 4,7 milhões na estrutura, que passou de 2 mil para 2.500 metros quadrados de área construída.

Temos um carinho muito especial para com o projeto Melhor em Casa, que presta atendimento médico diretamente nas residências de pacientes com dificuldades de locomoção. Acessibilidade e dignidade para os cidadãos são nossos compromissos permanentes. Outra iniciativa importante é o combate ao sedentarismo. Exercícios laborais revigoram as condições de existência dos moradores da terceira idade. A meta é incentivar atos saudáveis que evitam doenças e garantem bem-estar.

Estamos cumprindo integralmente os compromissos firmados com a população de Trindade. Com muito trabalho, determinação, fé em Deus e amor às causas maiores da sociedade, com certeza vamos fazer muito mais.

Jânio Darrot (PSDB) é prefeito de Trindade)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias