A polícia pedirá a manutenção da prisão do homem de 29 anos que tentou sequestrar um menino de 3 anos, que estava com a babá em uma calçada no bairro do Limão, zona norte de São Paulo, no feriado da última quarta-feira (20).
A ação ocorreu por volta das 9h e foi registrada por câmera de segurança de um condomínio na avenida Nossa Senhora do Ó. As imagens foram usadas pela polícia para localizar o suspeito, que acabou preso na sexta-feira (22) por tentativa de sequestro.
A prisão temporária por cinco dias foi mantida pela Justiça em audiência de custódia realizada no sábado (23). Na tarde desta terça-feira (26), a Secretaria da Segurança Pública confirmou que o 40º DP (Vila Maria) vai solicitar à Justiça a prisão preventiva, ou seja, sem prazo para soltura, para que o suspeito permaneça detido.
O caso está em segredo de Justiça. Não foi informado se ele tem advogado. Na audiência de custódia de sábado, o homem preso foi representado por defensoria pública.
O vídeo mostra a criança andando na calçada com a babá —que também é tia do pai da criança— quando um homem de bermuda, camiseta e boné pretos vira a esquina e se aproxima dos dois.
A mulher, então, pega a mão do menino e continua a caminhar. O homem os segue e os aborda junto ao jardim do condomínio.
Segundo boletim de ocorrência, ele fez algumas perguntas à babá a respeito do vínculo dela com a criança. Receosa, ela ignora o jovem, pega o menino no colo e volta a andar pela calçada.
As imagens mostram que o homem segura os cabelos do garoto e o empurra com a babá para a grama. Em seguida, ele chuta a mulher, pega a criança no colo e corre para o meio da rua. Outro homem, que aparentemente observava a ação, corre atrás e consegue detê-lo.
Nesse momento, a babá pega o menino e foge para a entrada do condomínio. Os dois homens discutem, trocam empurrões e saem andando, conforme registrado pelas câmeras.
De acordo com o boletim de ocorrência, o porteiro do prédio chamou a polícia, mas o suspeito não estava mais no local.
Os dois homens mostrados na imagem acabaram detidos na última sexta-feira. Após verificação das imagens, o jovem que pegou a criança foi preso e o outro, que o deteve, foi liberado.
Questionada, a polícia não respondeu se eles se conheciam.
O caso foi registrado como sequestro. A pena, pelo fato de a vítima ser menor de idade, pode chegar a cinco anos de prisão. "Outras diligências estão em andamento para o completo esclarecimento dos fatos", diz a Secretaria da Segurança Pública, em nota.
O pai da criança enviou uma mensagem para o grupo de WhatsApp do condomínio em que mora contando o que houve a fim de alertar os vizinhos. Na mensagem, ele disse que a tia foi corajosa ao pegar a criança e que a família estava bem, mas abalada.