O prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende afirmou que o MDB “deu o passo certo” em apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM) em 2022, com a indicação de Daniel Vilela como candidato a vice-governador na chapa situacionista. “O MDB demonstrou amadurecimento, visão de futuro e espírito público ao decidir em respaldar o projeto eleitoral do governador. Goiás precisa continuar desenvolvendo e esse é o compromisso do nosso partido”.
Aleomar emergiu das urnas de 2020 como renovação política do MDB goiano, conquistando a prefeitura de Mineiros, cidade do sudoeste goiano. Ele é sobrinho do ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-governador Agenor Rezende. No governo do tio, Aleomar foi secretário de Finanças.
Em entrevista ao DMTV, O prefeito de Mineiros ressalta que o governador Ronaldo Caiado, em dois anos e meio de gestão, recuperou as finanças do Estado, mantém em dia o pagamento do funcionalismo e faz investimentos em obras importantes em saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, em parceria com os prefeitos.
Aleomar Rezende elogia a conduta de Daniel Vilela à frente do MDB goiano: “Daniel conduziu de forma equilibrada e democrática a consulta às bases do partido sobre aliança às eleições de 2022 e, por mais de 95%, recebeu aval para confirmar a aliança com o DEM caiadista. Daniel é um exemplo de renovação política sadia, inteligente e com espírito público”.
Aleomar Rezende sustenta que o MDB foi construído em Goiás a partir de lideranças como Iris Rezende, Maguito Vilela Agenor Rezende, Naptahli Alves, Onofre Quinan, Mauro Miranda , Pedro Chaves e tantos outros. Acrescenta que, ao mesmo tempo, o partido abre espaços para a renovação interna, com a eleição de prefeitos e vereadores estado afora.
Gustavo Mendanha
O prefeito lamentou a decisão do prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha de não acatar a decisão majoritária do MDB e de deixar o partido. “Toda a bem sucedida carreira de Mendanha foi construída no MDB, com o respaldo de Maguito Vilela e Daniel Vilela em Aparecida, quando conquistou dois mandatos de vereador e dois de prefeito”.
Aleomar Rezende disse que, sem o MDB, Maguito e Daniel, Gustavo Mendanha não teria chegado onde chegou: “Mendanha dizia o tempo todo Daniel Vilela é meu irmãozinho. E agora faz isso com o seu irmãozinho? Lamentável o gesto do prefeito de Aparecida de Goiânia porque, se tivesse paciência, teria um futuro ainda mais promissor nosso partido”.
Projeção nacional
Ao comemorar os 83 anos de emancipação política de Mineiros, em 31 de outubro último, Aleomar Rezende destaca que a cidade ganha projeção nacional e cita reportagem do jornal O Estado de São Paulo, que coloca o município em posição de destaque na área da educação.O ranking Connected Smart Cities 2021, que identifica ‘As cidades mais inteligentes do Brasil’, apresentou Mineiros em 1º lugar em Qualidade na Educação na região Centro-Oeste e em 3º no país.
O prefeito aponta estudo feito pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e que avalia anualmente mais de 5 mil cidades brasileiras, considerou Mineiros, entre aquelas com mais de 50 mil habitantes em Goiás, a primeira colocada em gestão fiscal de excelência. “Eu fiquei muito feliz com essa notícia porque é o resultado do que fazemos pela população”, diz o prefeito.
“Somos a décima economia de Goiás”, frisa Aleomar. O prefeito reforça que as finanças estão em dia. “Em celebração ao Dia do Servidor [28 de outubro], antecipamos o pagamento da folha. Os nossos fornecedores não tem contas em atraso, também pagamos em dia”, relata.
Nailton: Caiado foi “sábio” ao retomar mutirões de Iris
Ex-prefeito de Bom Jardim de Goiás por quatro mandatos, ex-presidente estadual do MDB e também ex-presidente da AGM e FGM, Nailton de Oliveira ressalta a sua “admiração política” a Pedro Ludovico, Iris Rezende e Ronaldo Caiado. “Fizeram e fazem muito por Goiás”.
Sempre filiado ao MDB, Nailton elogia a decisão do governador Ronaldo Caiado de retomar os mutirões de Iris Rezende, a partir de agora, por todas as regiões do estado O programa criado por Iris leva benefícios à comunidade, felizmente agora adotado pelo governo do Estado. “Iris e Caiado participaram das campanhas de 2014, 2016 e 2018 sempre pensando no bem de Goiás e de Goiânia”.
Nailton de Oliveira Iris Rezende foi o primeiro líder do MDB a defender a reeleição do governador Ronaldo Caiado já em 2020. “Com sua experiência e ampla visão política, Iris percebeu que Goiás precisa continuar, por mais quatro anos, executando o programa de governo coordenado por Caiado”.
O ex-presidente do MDB goiano elogia o trabalho realizado por Daniel Vilela na condução do acordo com o DEM caiadista, quando a maioria esmagadora das bases do partido decidiu pela aliança. “Daniel ouviu democraticamente as bases do partido. O apoio a aliança MDB/DEM foi consagradora”.
Nailton de Oliveira ressalta também os compromissos do governo Caiado com a área social. “Sou testemunha todo trabalho que a primeira-dama Gracinha Caiado realiza, em parcerias com os municípios, em apoio à assistência social, em atendimento aos vulneráveis, principalmente famílias desempregadas, mães solteiras, idosos e excluídos da sociedade. O mutirão vem somar ao trabalho de Gracinha Caiado no social”.
Eleições 2022
O ex-prefeito adianta que vai percorrer os 246 municípios, por várias vezes, para mobilizar prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, primeiras-damas e membros de diretórios municipais do MDB e outras legendas em favor da chapa Caiado/Daniel às eleições do ano que vem.
“Em 2018, eu defendi o apoio do MDB a Ronaldo Caiado, mas o partido não seguiu esse caminho. Agora, em 2022, estaremos juntos para alcançarmos uma vitória consagradora de Caiado à reeleição, permitindo que o Estado siga em mãos seguras, firmes e honestas”;