No passado recente, em pesquisas de opinião, os moradores do Entorno do Distrito Federal não sabiam citar sequer o nome do governador de Goiás. Em estudo realizado em três cidades, em 2014, 85% dos abordados não sabiam declarar quem governava os goianos. E o motivo era simples: faltava a presença do Estado nas cidades que surgiram em dois momentos históricos, antes da fundação de Brasília (caso das históricas Luziânia e Pirenópolis) e as que vieram depois – caso de Águas Lindas e Novo Gama, município visitado ontem pelo governador Ronaldo Caiado.
O Entorno sofria a síndrome do “menor abandonado”, já que era a última região a criar corpo e consistência no Estado - e sempre ignorada.
Ontem, Caiado transitou com naturalidade em Novo Gama, um dos municípios que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). E foi recebido com entusiasmo e reconhecido como gestor que vivencia a região e conhece os problemas de cada cidade. Recebeu aplausos por sempre "estar" nas cidades e buscar soluções para problemas pontuais - como era o chamado quarto turno da educação.
Na pauta do dia de ontem, moradores do município concluíram cursos tecnológicos e o governador fez questão de acompanhar a entrega de certificados. Foram destinados ainda 256 cartões, entre Bolsa Qualificação e Crédito Social, para estimular alternativas de renda junto à população mais vulnerável.
No total, foram entregues 204 certificados dos cursos do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), 105 cartões do Bolsa Qualificação e 151 cartões do Crédito Social, na cerimônia realizada no Ginásio da Praça da Bíblia.
Os concluintes são dos cursos de massoterapia; serviços de beleza; rotinas administrativas; corte e costura; maquiagem; confeitaria e barbeiro. As formações são ministradas pelos Cotecs, via Goiás Social, sob a gestão da Secretaria de Estado da Retomada. “Vocês estão tendo uma opção de vida, uma oportunidade para começarem”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. “Isso aqui traz retorno para a cidade. Abre espaço para desenvolver sua atividade”.
Aplausos
Uma cerimônia preparada pela Câmara Municipal emocionou o governador. Ele recebeu Moção de Aplauso em ação unânime dos 15 vereadores do município. O ato solene tem um motivo: o trabalho desempenhado pelo governador e equipe em atendimento às demandas locais em áreas como infraestrutura, saúde, educação, segurança e social. A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, também foi homenageada.
“O Legislativo nos ensina, mais do que nunca, a conviver e saber que não somos donos da verdade e que precisamos ter responsabilidade de sermos os porta-vozes da população”, declarou.
Presidida pela vereadora Cléia Cardoso, a solenidade destacou os investimentos para a implantação da rede de água tratada para os bairros Residencial Brasília, Residencial Paraíso e Alvorada, além da entrega de chromebooks, reforma e revitalização de escolas e a destinação de cartões do programa Mães de Goiás. “Podemos destacar o grande número de assistências sociais que chegaram e chegam aos mais carentes”.
Gestor acompanha obras de saneamento básico
O governador Ronaldo Caiado vistoriou em Novo Gama as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. Os trabalhos foram iniciados em novembro do ano passado e receberam investimento de R$ 10 milhões da atual gestão.
Serão beneficiados com o novo sistema os bairros Residencial Alvorada, Residencial Brasília e Residencial Paraíso que, juntos, totalizam mais de 18.600 moradores. A previsão é que a obra seja entregue em julho.
“Uma coisa é a gente falar que está faltando água, outra é viver sem água. É totalmente diferente. Não ter condições de tomar um banho direito, de lavar as vasilhas direito, de ter uma água na torneira. Isso tudo é inadmissível. Eu não venho para dar ordem de serviço. Venho para vistoriar e para inaugurar uma obra pronta, funcionando. Esta é a marca do governo”, reforçou o governador Ronaldo Caiado.
Em Novo Gama, 99,7% da população já é beneficiada com água tratada, índice que deve aumentar com a entrega da obra.
Sistema
Atualmente, a frente de trabalho está localizada no Residencial Brasília, com perfuração de um poço tubular profundo e implantação de dois reservatórios metálicos com capacidade de 350 mil litros. Além disso, também estão sendo construídos cerca de 25 quilômetros de redes de distribuição, uma adutora de água bruta com 2,1 quilômetros e uma estação elevatória de água bruta. Ao todo, serão incrementadas 943 ligações de água no setor, que até então não contava com abastecimento público.