Home / Política

POLÍTICA

Caiado repete 2018 e lidera carreata gigante até Cidade de Goiás

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) escolheu novamente a Cidade de Goiás para iniciar oficialmente a campanha eleitoral. E o motivo, segundo o governador, é o respeito e admiração pelo município, já que a família Caiado se confunde com as origens da primeira capital de Goiás.
A partir desta manhã de sábado, 20, uma frente de carreatas começa a percorrer 35 municípios até chegar ao destino final.
Seis carreatas foram planejadas para conduzir o grupo de militantes até a Cidade de Goiás, onde a coligação "Pra seguir em frente" realizará grande comício às 17h.O governador Ronaldo Caiado lidera um dos braços da carreata a partir de Palmeiras de Goiás. O gestor passará por Nazário, Turvânia, Firminópolis, São Luís de Montes Belos, Sanclerlândia e Mossâmedes.
Daniel Vilela (MDB), candidato a vice-governador, sairá de Goiânia, em percurso que terá Goianira, Inhumas, Itauçu e Itaberaí. A concentração está marcada para sair da região Noroeste.
Nos últimos dias, as ações de campanha do grupo têm reunido mulltidões, como em Aparecida de Goiânia e Luziânia, que teve a presença de seis mil pessoas na noite de quinta-feira.
Primeira-dama Gracinha Caiado e os candidatos ao Senado - Delegado Waldir, Alexandre Baldy e Vilmar Rocha - lideram também outros braços da carreata, saindo, respectivamente, de Itapaci, Iporá, Alexânia e Nova Crixás.
A expectativa é de que esta seja a maior carreata da história do Estado, uma vez que o número de saídas já ultrapassa outros movimentos realizados no passado.
Em 2018, Caiado liderou carreata semelhante, que teve grande repercussão política. Na época, político opositor, a carreata de Caiado cruzou a movimentação do candidato governista do PSDB, em outra carreata, impondo uma vitória esmagadora no confronto visual do número de veículos presentes. Na ocasião, na Cidade de Goiás, durante o pôr do sol, Caiado fez um contundente discurso sobre corrupção na gestão pública e declaração de amor pela Cidade de Goiás e tradições do Estado.

Carreata de 2018, em que Ronaldo Caiado liderou oposição

Tradição

Correligionários de Caiado dizem que a proximidade do gestor com a Cidade de Goiás e região simboliza uma nova valorização do município que perdeu sua importância política durante a intervenção de Pedro Ludovico, um dos responsáveis pela mudança da capital.
A cidade teve seu auge político na gestão do médico Brasil Ramos Caiado, que governou Goiás entre 1925 e 1929. Depois, uma campanha difamatória relegou o município ao esquecimento, impondo até mesmo apelidos pejorativos como "Goiás Velho", em simbologia a um "novo" que surgia com a ordem estabelecida.
Ao valorizar o município, Ronaldo Caiado recompõe simbolicamente a importância da Cidade de Goiás.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias