Levantamento do Instituto Real Time Big Data aponta que o governo de Ronaldo Caiado (União Brasil) tem aprovação de 56% da população goiana. A pesquisa, divulgada na última quinta-feira (28/07), mostra que 37% desaprovam a atual gestão e 7% não souberam responder ou não opinaram.
Esse foi o terceiro levantamento do Real Time Big Data em Goiás, os anteriores foram realizados em maio e junho. Em comparação com o levantamento realizado em junho, a aprovação do governo Caiado cresceu três pontos porcentuais, subindo de 53% para 56%.
Em outro formato, o governador Ronaldo Caiado tem avaliação positiva de 45% dos eleitores, entre os que consideram seu governo ótimo ou bom. Outros 22% consideram a atual gestão regular e 28% a avaliam como ruim ou péssima. A Real Time Big Data não desmembrou os números de ótimo/bom e ruim/péssimo.
Na sondagem anterior, a gestão Caiado era considerada ótima e boa por 41% dos eleitores goianos. Assim, a avaliação positiva do atual governo cresceu quatro pontos porcentuais em um mês.
Intenções de voto
O governador Ronaldo Caiado cresceu três pontos porcentuais e agora soma 37% das intenções de voto no levantamento do Instituto Real Time Big Data. Segundo colocado, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) marca 20%. Em terceiro lugar aparece Gustavo Mendanha (Patriota) com 19% da preferência do eleitor goiano, empatado tecnicamente com o tucano.
Na sequência, em quarto lugar, aparece o pré-candidato deputado federal Major Vitor Hugo (PL) com 10% das indicações e o petista Wolmir Amado, em quinto, com 5%. Nulos e brancos ou eleitores que não opinaram alcançam 8%.
No levantamento espontâneo, aquele em que o eleitor declara o seu voto sem ter acesso a uma lista com os nomes dos prováveis candidatos, a pesquisa Real Time mostra Caiado à frente, com 26% das intenções de voto e uma ampla vantagem sobre o segundo colocado, Marconi Perillo, que aparece com 10%. Gustavo Mendanha vem em terceiro, com 9%.
Realizado por telefone, o levantamento ouviu 1,5 mil eleitores, entre os dias 26 e 27 de julho, e está registrada no TSE sob o nº GO-08274/2022. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.
As ações administrativas do governo, principalmente nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e social têm turbinado a popularidade de Ronaldo Caiado junto aos diversos extratos da sociedade goiana. Também contribui com a aprovação elevada o perfil político do governador, que se pauta pela honestidade na vida pública.
O que a Real Time Big Data trouxe que desanimou opositores de Caiado
É preciso ser realista para entender quando o cenário político e a ciência trazem indicativos contrários a quem se propõe a disputar o poder.
Todos os indicadores matemáticos e paramétricos apontam para a derrota da oposição goiana: curva de crescimento, relação tempo de campanha/ porcentagem nas pesquisas, tempo de tevê e rádio e apoio de grupos de poder representativos.
Nesta quinta-feira, 28, surgiu de forma proeminente a “curva de crescimento” dos candidatos. Nela, observa-se o protagonismo na narrativa eleitoral de cada nome. Faltam nove finais de semana para as eleições.
A terceira rodada da pesquisa Real Time Big Data para o governo de Goiás, divulgada pela TV Record na quinta-feira, 28, trouxe a curva: o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) não só aparece na liderança com 17 pontos porcentuais de vantagem sobre o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), como é o que mais cresceu em relação a outras sondagens. Ou seja, a oposição termina a fase de pré-campanha, quando ela costuma melhor se desenvolver, na pior das situações: estacionada.
Ronaldo Caiado lidera a disputa pela reeleição com 37% das intenções de voto no levantamento estimulado. Ou seja, teve crescimento de 3 pontos porcentuais na comparação com a pesquisa divulgada em 23 de junho.
Para PSDB e Patriota, é um banho de água fria: segundo a Real Time Big Data, o governador foi o único a realmente crescer nos últimos 30 dias. A projeção é de que Caiado cresça mais dez pontos durante a campanha e ao menos um dos três colocados se desidrate.
Marconi é o segundo colocado na sondagem com 20%. Gustavo Mendanha (Patriota) tem 19% das menções. Os dois oscilaram ( para cima ) dentro da margem de erro.
Vitor Hugo (PL) é o quarto com 10% das indicações. Já o ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado, é lembrado por 5%. Cintia Dias (Psol) marca 1%. Antônio André (Pros), Helga Martins (PCB), Reinaldo Pantaleão (UP) e Edigar Diniz (Novo) não foram citados. Já brancos e nulos somam 4% e outros 4% seguem indecisos.
Espontânea
Segundo a pesquisa divulgada pela TV Record, o governador Ronaldo Caiado lidera a pesquisa espontânea, ao ser citado por 26% dos entrevistados. Marconi Perillo tem 10% na espontânea e Gustavo Mendanha, 9%. A curva de crescimento, ainda no início, foi identificada pela Real Time Big Data, mas antes o Instituto Goiás Pesquisas, em sondagem divulgada há uma semana, mostrou que o governador foi o único a crescer
Ciro Gomes diz que apoia reeleição de Caiado em Goiás
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse, em entrevista à GloboNews, semana passada, que apoia a reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB) em Goiás. Em referência às alianças feitas em 2018, disse: “Apoiamos Ronaldo Caiado no passado e continuamos apoiando”. No momento da fala, Ciro listava os apoios do PDT a candidaturas estaduais.
Em Goiás, o PDT, que é comandado pelo ex-prefeito de Trindade e George Morais e sua esposa, deputada federal Flávia Morais, apoia Caiado desde as eleições de 2018. “Caiado realiza um governo municipalista, tem compromisso com a seriedade administrativa. Por isso apoiamos o seu governo e a sua candidatura”, ressalta George Morais.
Mais apoios
Presidido em Goiás por Eduardo Machado, o Podemos realizou, terça-feira (26), em Goiânia, convenção eleitoral para ratificar a aliança com o União Brasil, em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado. O Podemos foi o primeiro partido da base governista a confirmar respaldo ao governador, em convenção.
Eduardo Machado, que preside o Detran, afirmou que o Podemos decidiu apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado para que o governador tenha mais quatro anos para completar a execução do seu plano administrativo, que foca a saúde, educação, segurança pública, cultura, infraestrutura e meio ambiente.
O Pros desistiu de lançar chapa majoritária em Goiás e deve apoiar o projeto de reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). A decisão foi acertada em reunião do presidente estadual do partido, Dhone Rodrigues, com o governador.