Duas cidades do Vale do Araguaia foram priorizadas na agenda política do vice-governador Daniel Vilela nesta terça-feira, 9. Ele esteve em Goiás e em Mozarlândia, onde reforçou as campanhas de candidatos a prefeito aliados do Governo do Estado; respectivamente Elber Carlos Silva (UB) e Lucijane Alencar (MDB). Estas duas lideranças políticas também têm em comum o fato de serem de oposição às atuais administrações de seus municípios; logo, têm como principal bandeira a “mudança”.
Na antiga Vila Boa, Daniel esteve à frente de uma caminhada ao lado do bacharel em Direito e produtor rural Elber Carlos, cuja chapa conta com o pastor e policial militar Rogério Francisco Leite, do PL, como candidato a vice-prefeito. “Estamos em uma cidade extremamente simbólica; aquela que foi a capital do estado de Goiás por mais de 200 anos”, contextualizou o vice-governador. “Por isso nós precisamos aqui de um gestor competente, que esteja disposto a firmar importantes parcerias com o Governo Estadual”, acrescentou.
“O governador Ronaldo Caiado tem vínculos familiares e ligação histórica com este município. Ele tem olhado por esta cidade com muito carinho. Mas com o Elber eleito, vamos conseguir avanços significativos para este que é considerado Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco”, destacou Daniel, minutos antes da caminhada ter início na avenida Dário de Paiva, em frente ao Hospital Dr. Brasil Caiado – a dispersão ocorreu na avenida Benedito Adorno, na saída para Jussara. Em determinados pontos do trajeto, o vice-governador fez questão de entrar nas lojas para cumprimentar vendedores e clientes.
A campanha de Elber Carlos – que trabalha para apear o Partido dos Trabalhadores do poder, no comando da prefeitura há pelo menos 12 anos – tem como motes, além da parceria com o Palácio das Esmeraldas, a construção de moradias populares e a criação de planos de cargos e salários para o funcionalismo público, entre outros. Além do União Brasil e PL, MDB, Podemos e Avante fecham a coligação “Goiás, de todos para todos”.
Mozarlândia
Também presidente regional do MDB, o vice-governador disse acreditar que, em Mozarlândia, sua correligionária, Lucijane Alencar, é quem reúne as melhores condições para “preparar” a cidade para atrair empresas, indústrias e investidores ligados ao setor rural. “Esta região [Vale do Araguaia] é o novo eldorado do agronegócio brasileiro”, disse Daniel aos militantes que, ao lado dele, participaram da caminhada cujo fim foi em frente ao comitê da candidata, na rua Altino Tomé.
“Lucijane tem propostas modernas e ousadas. Ela sabe, por exemplo, da relevância em capacitar e qualificar a mão de obra neste município para o que está por vir”, ressaltou. O dirigente emedebista também relembrou aos apoiadores que a candidata tem experiência político-administrativa, sobretudo na área social, por ser mulher do ex-prefeito Luiz Carlos da Silva, o “Luizinho”. “Por isso o meu compromisso com este projeto. Os moradores daqui irão ver a grande administração que ela fará”.
Lucijane disputou a eleição em 2020, quando ficou em segundo lugar. Quatro anos depois, ela volta a enfrentar o atual prefeito, Valter Aleixo, que concorre à reeleição. Encabeçando a coligação “Mozarlândia Merece”, a emedebista tem Afonso Neto como candidato a vice-prefeito. Além do apoio do governador Ronaldo Caiado, ela também tem o respaldo do deputado federal Célio Silveira (MDB).