Home / Política

POLÍTICA

Marconi e mais 17 governadores se reúnem com presidente Temer

O governador Marconi Pe­rillo e os chefes de Execu­tivo de outros 16 Estados se reuniram, na noite de ontem, com o presidente Michel Temer para discutir demandas das uni­dades da federação. O encontro ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, e durou cerca de três horas. A pedido dos governadores e de Temer, Marconi foi um dos prin­cipais articuladores da reunião.

Entre os temas mais discu­tidos esteve o endividamento dos Estados. “Temos uma agen­da com o presidente desde que ele assumiu a presidência. En­tre os temas está o alongamen­to da dívida dos Estados. Parte dessa demanda já foi resolvi­da, com o alongamento das dí­vidas e alguns Estados já estão tendo benefícios”, disse Marco­ni. “Mas uma outra parte, espe­cialmente a relacionada à dívida do BNDES, ainda não foi resol­vida, apesar de já encaminha­da”, disse Marconi.

Segundo o governador, o pre­sidente do BNDES, Paulo Rabel­lo de Castro, apresentará um “ca­lendário definitivo” para que o acordo entre em vigência. O mi­nistro da Fazenda, Henrique Mei­relles, também falou durante a reunião, abordando, entre outros temas, o pagamento de precató­rios e a securitização de dívidas, que esbarram em deliberações do Banco do Brasil, apesar de também já estarem acordados, observou Marconi. Outro assun­to, segundo ele, foi a Lei Kandir, já que o STF determinou que a legislação relativa aos estímulos às exportações seja revista.

Participaram os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rol­lemberg (PSB); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB); do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); do Pará, Simão Jatene (PSDB); do Piauí, Wellin­ton Dias (PT); do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (PMDB); do Rio Grande do Norte, Robinson Fa­ria (PSD), do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB); de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); de Santa Catarina, Raimundo Co­lombo (PSD); de Sergipe, Jack­son Barreto (PMDB); do Tocan­tins, Marcelo Miranda (PMDB); do Ceará, Camilo Santana (PT); de Santa Catarina, João Raimun­do Colombo (PSD); do Acre, Tião Viana (PT). Estiveram ainda no encontro o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; vi­ce-governador do Espírito Santo, César Colnago; vice-governador de Pernambuco, Raul Henry; e vi­ce-governador de Roraima, Pau­lo César Quartiero.

“Nós, governadores do PSDB, apoiamos as reformas, temos um compromisso com as reformas porque elas serão fundamentais para a retomada do crescimen­to do País”, afirmou o governa­dor Marconi Perillo, em entrevis­ta coletiva, após reunião com o presidente Michel Temer e lide­ranças de todo o País. Marconi observou, no entanto, que as re­formas em tramitação no Con­gresso não foram tratadas duran­te o encontro com o presidente.

Marconi disse que o ministro Meirelles está confiante na reto­mada do crescimento da eco­nomia, especialmente a partir da redução dos juros básicos da economia (Selic) e do índice ofi­cial de inflação. “Saímos, de for­ma geral, todos satisfeitos, com o compromisso do presidente de estarmos com ele uma vez a cada dois ou dois meses e meio para tratar de assuntos de inte­resse do País”, disse o governador.

A reunião teve ainda a par­ticipação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidên­cia, Moreira Franco; presiden­te do Senado Federal, Eunício Oliveira; ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; ministro do Planejamento, Desenvolvi­mento e Gestão, Dyogo Olivei­ra; ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, An­tonio Imbassahy; líder no Sena­do, Romero Jucá; presidente da Caixa, Gilberto Occhi; secretária do Tesouro Nacional, Ana Pau­la Vescovi, e do Banco do Brasil, Gustavo do Vale.

9-1

"Saímos, de forma geral, todos satisfeitos com o compromisso do presidente de estarmos com ele uma vez a cada dois ou dois meses e meio para tratar de assuntos de interesse do País"   Governador Marconi Perillo

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias