Diante de mudanças climáticas galopantes e com a crise ambiental, como ficará a sustentabilidade da vida humana? É certo que a Terra, como planeta vivo, encontrará sua maneira de se adaptar às novas condições estabelecidas pelas mudanças climáticas.
Junto com a crise ambiental, que coloca a vida humana em risco, está também uma crise moral que questiona o próprio sentido da vida humana. É preciso revisar a raiz da árvore da vida que gerou a nossa civilização. Conhecer as causas da crise de valores que fez surgir a crise ecológica que está continuamente a pressionar e minar a epistemologia que alicerça a concepção dos nossos modos de vida.
A crise ambiental é também a crise ontológica que nos convida a questionar o nosso ensino-aprendizagem. A questão não se limita a informações sobre as questões ambientais, como o aquecimento global, a poluição, a perda da biodiversidade e outras, mas de descobrir suas causas profundas. Diante das incógnitas que se avizinham é necessário descontruir o pensamento culturalmente e socialmente condicionado para que a mente possa pensar o impensado. Com os pensamentos impensados, talvez possamos desconstruir toda a parafernália de teorias e práticas exaustivamente repetitivas e deletérias no mundo.
Só a utopia de um futuro sustentável não projetado por mentes cheias de entulhos de conhecimentos que lhe foram amontoados durante séculos e séculos poderá ser o combustível para nos levar ao verdadeiramente novo.
As Escolas e Universidades não podem e não devem mais serem aparelhos ideológicos do estado para reproduzirem uma realidade coisificada, devem ser os centros de produção de sonhos utópicos,para nos auxiliar na libertação das jaulas das racionalidades de uma ciência árida e orgulhosa de sua arrogância científica.
A escola deve ser o lugar de produção de uma vida rica em sentidos e significados onde sempre seja possível o sonho de novos enigmas a decifrar.