Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa preparou programação especial com diversas ações para as colaboradoras e pacientes. Após um delicioso café da manhã, as profissionais da unidade promoveram palestras para as participantes.
A advogada Juliana Alves abordou sobre a importância da mulher no mercado de trabalho. “As mulheres correspondem mais da metade da população brasileira e a participação delas no mercado é menor do que deveria ser, mas o crescimento está cada vez mais significativo e estão ganhando espaço no mercado de trabalho e em cargos de alto escalão“, disse.
Em sua apresentação, a nutricionista Mayane Rosolen destacou a importância do autocuidado e de uma alimentação saudável para prevenção de doenças. "O autocuidado é o conjunto de ações que cada indivíduo é capaz de promover no sentido de agregar benefícios à própria saúde e bem-estar. É uma forma inteligente e eficaz de melhorar inúmeros aspectos em prol da qualidade de vida: aumenta a autoestima, diminui os custos com a saúde e melhora as funções mentais e físicas", explicou.
A psicóloga orientou como ocorre e se caracteriza a violência psicológica. "A violência psicológica acontece de múltiplas formas. Enquanto algumas agressões podem passar despercebidas outras são mais evidentes, como xingamentos, humilhação e chantagem emocional.Este tipo de violência possui a intenção de fragilizar o estado emocional e psicológico da vítima.O agressor psicológico recorre a várias artimanhas para deteriorar a sua saúde mental", afirmou.
Assistente social da Policlínica de Formosa, Luzinete Nascimento, informou às mulheres que o enfrentamento às desigualdades e o papel fundamental do Estado através de ações e políticas públicas de atendimento às necessidades das mulheres em toda a sua diversidade.
Após as palestras, a unidade realizou dinâmicas e sorteou os participantes. A fisioterapeuta Maria Rita realizou auriculoterapia em pacientes e colaboradoras, a técnica que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular. A fonoaudióloga Daniela Teixeira proporcionou aos participantes uma dose extra de autocuidado, ela explicou sobre prevenção de linhas de expressão, rejuvenescimento e fortalecimento muscular facial e realizou uma demonstração específica para estética facial.
Leia também: