A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual de Luziânia (HEL), em parceria com a Comissão de Eventos e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, promoveu uma ação educativa para colaboradores, pacientes e acompanhantes em alusão ao Dezembro Vermelho. A campanha nacional tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a prevenção e o tratamento do HIV, da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Durante o evento, foram abordados temas essenciais como a transmissão e prevenção do HIV, além de orientações sobre o uso correto e consistente de preservativos. Também foram destacados os riscos associados ao sexo desprotegido, reforçando a importância de adotar práticas seguras para garantir a saúde sexual.
O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HEL, Cristiano José, destacou que, como parte da ação, foram distribuídos autotestes de HIV aos participantes, acompanhados de orientações sobre o que fazer em caso de resultado positivo. Ele enfatizou que, caso o resultado seja positivo, é fundamental procurar serviços de saúde para confirmação do diagnóstico e início imediato do tratamento.
“A ação reforça o compromisso do Hospital Estadual de Luziânia em promover a conscientização e a prevenção, princípios essenciais para a saúde pública, alinhando-se aos objetivos da campanha Dezembro Vermelho”, concluiu Cristiano.