O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) está agora sob a gestão plena da Organização Social Ipgse (Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados), que administrava a unidade desde o início de 2021 em um contrato emergencial. Agora, o Ipgse assume o contrato regular após chamamento público realizado pela Secretaria Estadual da Saúde.
A unidade passou por um choque de administração desde que o Ipgse assumiu, com uma reorganização dos protocolos de atendimentos, além de patentear um modelo de gestão focado na qualidade de serviços de saúde e cuidado pessoal com pacientes e com a comunidade de Santa Helena e região.
O Herso é uma referência na regionalização da saúde implementada pelo governador Ronaldo Caiado e presta atendimento de média e alta complexidade para uma extensa região do sudoeste de Goiás, na modalidade “porta aberta”. A unidade recebe pacientes de urgência e emergência e ainda supre a demanda encaminhada pela Central de Regulação do Estado de Goiás.
Hoje a realidade do Herso é completamente outra desde que o Ipse assumiu os trabalhos na unidade. Os serviços foram normalizados e ampliados, as equipes passaram por constantes processos de capacitação e reciclagem visando aprimorar os protocolos de atenção à saúde e foram feitos investimentos em equipamentos e estrutura. A gestão do Ipgse no Herso se tornou referência para outras unidades de saúde e para gestores que fazem menção sempre elogiosa aos profissionais das diversas áreas do hospital e aos serviços prestados.
O resultado disso é que em 2024 o Herso cravou um recorde de 321.204 atendimentos. Foram realizados 280.546 exames, 14.492 consultas médicas, 4.774 internações, 4.263 cirurgias e 17.129 atendimentos multiprofissionais, resultando nos maiores índices desde 2019.
A gerente assistencial do Herso, Ariany Cristina Marques Silva, atribui os resultados ao investimento em equipamentos e à implementação de processos otimizados que garantem maior eficiência e segurança nos serviços prestados. “Atingir esses números é reflexo do trabalho de toda a equipe, que está comprometida em atender à crescente demanda da população com excelência e humanização”, afirmou.
A superintendente técnica do Ipgse, Etiene Carla Miranda, comentou que a população de Santa Helena e toda a região atendida no Herso podem contar com o empenho de toda a equipe para entregar um serviço de máxima qualidade e humanização. “Vamos atender com toda eficiência científica e com a forma humanizada de acolher nossos pacientes. Isso será nossa marca registrada”, comenta ela supervisionando todas as instalações.
Aprimoramento
O diretor-presidente do Ipgse, Aluizio Parmezani Pancrácio comandou o processo de assunção regular da gestão do Herso e comemora o sucesso de toda a equipe. “Somos um grupo coeso e altamente preocupado com a qualidade dos serviços que entregamos. É preciso controle sobre a gestão para administrar com rigor e responsabilidade recursos públicos e muita sensibilidade para trabalhar com a atenção à saúde, afinal lidamos com vidas da nossa população”, enfatiza.
Após firmar o contrato regular com a Secretaria Estadual de Saúde a direção do Herso, sob o comando do Ipgse, cuidou de implantar melhorias como investimentos em novos equipamentos para os serviços de enfermaria, UTI, melhorias para os colaboradores e modernização dos serviços de cirurgia e exames. Novos e modernos aparelhos de ultrassonografia digital, refrigerador para a farmácia central, berços para a internação pediátrica, respiradores, bombas de infusão e materiais que vão dar mais comodidade e conforto para pacientes e acompanhantes.
Aluizio Parmezani ressalta que todo o grupo dirigente do Ipgse se uniu com foco para expandir o campo de atuação, buscando se capacitar para outras unidades. O resultado foi a gestão emergencial da Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, com uma atenção igualmente diferenciada.
“Nossa meta é aprimorar a cada dia nossa maneira de gerir as unidades de saúde e mostrar para todo o Estado de Goiás que é possível fazer gestão de saúde com profissionalismo, responsabilidade e humanização. Tratando colaboradores com todo respeito e dignidade, acolhendo de forma humanizada as pessoas que buscam tratamento em nossas unidades e auxiliando a Secretaria de Saúde a fazer da regionalização da saúde uma realidade transparente e segura para todos”, finaliza.