Os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos Dr. Geraldo Landó (HESLMB) tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira, 9. A equipe multiprofissional levou os pacientes, que estão internados há mais de 10 dias, para aproveitar a parte externa da unidade e realizar o tratamento fora do quarto.
A iniciativa foi dos profissionais da unidade, que preconizam o atendimento humanizado. O intuito é contribuir com a recuperação dos pacientes, minimizando o sofrimento provocado pela hospitalização, por meio do contato com um ambiente natural, aberto, com a luz do sol e ventilação.
O coordenador multiprofissional e Responsável Técnico (RT) pelo serviço de fisioterapia Mateus Clemente aproveitou o banho de sol e realizou, de forma lúdica, o atendimento de fisioterapia com os pacientes fora do leito. Ele explica que o atendimento fora do leito na UTI tem como objetivo manter a amplitude de movimento articular, prevenir ou minimizar grandes retrações musculares e manter ou aumentar a força muscular e a função física do paciente, reduzindo complicações.
“As condutas da equipe de fisioterapia em pacientes da UTI incluem uma variedade de exercícios terapêuticos que previnem fraquezas musculares, reduzem a utilização de recursos de assistência durante a internação, diminuem a incidência de tromboembolismo e de trombose venosa profunda (TVP) e permitem uma melhor oxigenação e nutrição dos órgãos internos”, explicou.
O gestor destaca a importância das atividades fora do leito para os pacientes. “O que fizemos foi algo simples, mas acreditamos que são as pequenas ações que fazem a grande diferença na vida das pessoas, colaborando também para uma melhor experiência do paciente na unidade”, concluiu Mateus.