Home / Saúde

SAÚDE

Policlínica de Quirinópolis realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Evento tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho

Divulgação Divulgação

Em comemoração Abril Verde, a iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho a Policlínica Estadual da Região Sudoeste promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). A programação reuniu os colaboradores da unidade de saúde em palestras sobre ergonomia, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), relacionamento interpessoal, primeiros socorros e segurança no trabalho.

A SIPAT é um evento anual e tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores quanto à importância da prevenção de acidentes, à saúde e à segurança no ambiente do trabalho. Dessa forma, os trabalhadores passam a adotar uma postura consciente em relação às práticas seguras de trabalho.

A palestra de abertura, ministrada pela enfermeira Maria Heloisa Urias Soares, conscientizou sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST). De acordo com a palestrante, as ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. “A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.

A assistente de diretoria Cristiane Daia Rizzo falou com os colaboradores sobre relacionamento interpessoale alertou sobre a fofoca no ambiente de trabalho. A fofoca no ambiente de trabalho é definida como a disseminação de intrigas, falatórios e conflitos sobre algo ou alguém. Os alvos geralmente são os próprios colegas, líderes ou gestores e não possuem nenhuma relevância profissional”, comentou.

De acordo com Cristiane, uma das principais consequências da fofoca no trabalho que pode causar é o acidente de trabalho devido à falta de atenção, distração, brincadeiras dentro do local de trabalho, além de, causar conflitos no ambiente de trabalho, afeta o clima organizacional, atrapalha a produtividade e tantas outras. “Por isso que a fofoca deve ser evitada”, finalizou.

A Sipat da Policlínica de Quirinópolis foi finalizada com palestra sobre segurança no trabalho, ministrada pelo Bombeiro militar e técnico em Segurança do Trabalho Cristiano Gualberto. “Segurança do trabalho é a ciência que implementa medidas para preservar a vida e integridade dos colaboradores durante sua jornada laboral”, afirmou.

Cristiano abordou ainda sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), riscos físicos, químicos, biológicos e de acidentes. “Os cuidados sobre a segurança e saúde no ambiente de trabalho são muito importantes para garantir o bem-estar dos trabalhadores evitando a perda de vidas, surgimento de doenças e até a incapacitação para o exercício profissional”, destacou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias