Home / Saúde

SAÚDE

Prevenção de acidentes é tema de Palestra na Policlínica de Goiás

Unidade reuniu colaboradores e prestadores de serviço para alertar sobre cuidados para evitar acidentes

Imagem ilustrativa da imagem Prevenção de acidentes é tema de Palestra na Policlínica de Goiás

A Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho, da Cidade de Goiás, realizou na última sexta-feira, 26, uma rodada de palestras para colaboradores e prestadores de serviço sobre a necessidade de conscientização acerca de acidentes de trabalho. A ação foi uma parceria entre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

Sob a gestão do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) a unidade promove com frequência atividades de capacitação e reciclagem com os colaboradores visando aprimoramento técnico dos serviços. A ação aconteceu em alusão ao Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho e tem como objetivo alertar os colaboradores da unidade para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O marco se tornou oficial em 1972, após regulamentada a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e decorre do Plano Nacional de Valorização do Trabalhador. Essa normativa tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores.

Foram distribuídos panfletos educativos para os colaboradores e terceirizados que evidenciam a importância desse marco e dos cuidados que o trabalhador precisa ter com a segurança. A coordenadora do SESMT da Policlínica de Goiás, Fernanda Araújo Ferreira, explicou que uma ação como essa tem grande alcance junto aos trabalhadores por difundir as boas práticas de trabalho em equipe.

“Precisamos sempre promover um ambiente seguro e incentivar práticas saudáveis, realizar com frequência avaliações periódicas em cada setor provendo melhorias que garantam qualidade de trabalho, a conscientização é extremamente importante, pois acidentes e doenças ocupacionais podem ocorrer a qualquer momento, em qualquer tipo de ambiente” frisou a coordenadora.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias