O secretário de saúde de Goiás, Rasível dos Reis visitou nessa quinta-feira o Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) dando continuidade ao processo de visitas às unidades do ano de 2024. Rasível estava acompanhado de auxiliares da pasta que cuidam diretamente da relação com parceiros que fazem a gestão de unidades e foi recebido por dirigentes do Herso em todo o percurso.
O diretor geral do Herso, Ubyratan Gonzaga Coelho, mostrou as áreas administrativa e assistencial para o secretário explicando todo o fluxo de serviços prestados pelas equipes. O Herso é uma unidade da Rede Estadual de Saúde que atende uma vasta população de 28 municípios da Região Sudoeste de Goiás e desde 2021 é administrado pela Organização Social Ipgse (Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados).
Classificado como hospital de alta e média complexidade, o HERSO conta com 91 leitos totais, sendo 18 de UTI, 4 leito-dia, 61 enfermaria adulta e 8 de enfermaria pediátrica. A unidade realiza cirurgias, exames e presta atendimento prioritariamente à região Sudoeste. Os atendimentos são encaminhados de forma referenciada pelo Complexo Regulador Estadual.
Ubyratan Gonzaga mostrou as enfermarias e leitos de pediatria que contam com berços novos caracterizados com motivos infantis, os novos equipamentos adquiridos pela administração que facilitam o trabalho e dão mais precisão aos serviços de saúde. O secretário percorreu a Unidade de Terapia Intensiva e conversou com o pessoal da assistência sobre as maiores demandas.
“Foi muito importante e proveitosa a visita do secretário, que percorreu as alas de atendimento e internação, conversou com profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes e pode ver o serviço de excelência que buscamos prestar aqui”, comentou o diretor.
Ao final o secretário explicou que dentro da realidade do Herso e do trabalho que está sendo prestado a gestão pode pleitear recursos para investimentos e melhorias das instalações.
“Nossa meta é prestar um serviço de saúde com alto padrão de qualidade técnica e acolhendo os pacientes e acompanhantes com toda segurança e humanização. Perseguimos esse objetivo com foco e determinação”, finaliza.