Home / Saúde

SAÚDE

Sipat da Policlínica de Posse reforça sobre primeiros socorros

Treinamento abordou os cuidados imediatos que evitam o agravamento do estado de saúde da vítima, até a chegada de assistência médica profissional

Divulgação Divulgação

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Policlínica de Posse reforçou com os colaboradores da unidade sobre primeiros socorros. O treinamento foi conduzido pelo Bombeiro Militar, da 10º Companhia Independente, 2º sargento Gideone Fernandes.

Em sua apresentação, o militar abordou o conceito de primeiros socorros, que consiste nos cuidados prestados às vítimas de mal súbito ou acidentes no local onde ocorreram, até que a ajuda especializada esteja disponível. “O objetivo dos primeiros socorros é evitar o agravamento das lesões e a morte do paciente”, explicou o 2º sargento Gideone Fernandes.

De acordo com o bombeiro, o socorrista é qualquer pessoa capacitada para prestar o primeiro atendimento em emergências clínicas e traumáticas. Ele enfatizou a importância de acionar o socorro especializado, conhecer os números de emergência, manter a calma e fornecer informações detalhadas ao atendente, incluindo o endereço e pontos de referência no local do incidente, bem como o estado das vítimas e possíveis riscos.

Sipat da Policlínica de Posse reforça sobre primeiros socorros
Sipat da Policlínica de Posse reforça sobre primeiros socorros Sipat da Policlínica de Posse reforça sobre primeiros socorros Sipat da Policlínica de Posse reforça sobre primeiros socorros Sipat da Policlínica de Posse reforça sobre primeiros socorros Sipat da Policlínica de Posse reforça sobre primeiros socorros

“Além disso, é importante avaliar a cena do acidente antes de se aproximar da vítima, a fim de evitar que o socorrista também se torne uma vítima. Os sinais vitais, como consciência e respiração, são indicadores de normalidade ou alteração das funções orgânicas”, disse.

O palestrante falou ainda sobre a avaliação primária, realizada para verificar os sinais vitais da vítima e tratar condições que a coloquem em risco iminente de morte, onde é usada a sequência alfabética mnemônica (x-a-b-c-d-e). “Este protocolo define, portanto, as prioridades na abordagem ao trauma, no sentido de padronizar o atendimento. Ou seja, é uma forma rápida e fácil de memorizar todos os passos que devem ser seguidos com o paciente em politrauma”, frisou o bombeiro militar.

Para finalizar, foi realizada a demonstração da Manobra de Heimlich para os colaboradores da Policlínica de Posse.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias