Home / Tech

TECH

Descoberta de um Buraco Negro de Massa Intermediária

Imagem ilustrativa da imagem Descoberta de um Buraco Negro de Massa Intermediária

Astrônomos descobriram evidências de um buraco negro de massa intermediária (IMBH) no aglomerado estelar Omega Centauri. Esta descoberta pode preencher uma lacuna crucial na nossa compreensão da evolução dos buracos negros e da formação das galáxias.

Para detectar este IMBH, os astrônomos observaram estrelas se movendo rapidamente no centro de Omega Centauri. Eles identificaram sete estrelas cuja velocidade deveria permitir que escapassem do aglomerado, sugerindo a presença de um objeto massivo central que as mantém ligadas. Essas observações permitiram determinar a existência de uma massa central de pelo menos 8.200 massas solares em uma região de aproximadamente três anos-luz de diâmetro.

Análise dos movimentos dessas estrelas não apenas permitiu localizar a região central, mas também forneceu uma garantia estatística de que as observações não foram fortuitas. Esta descoberta representa a prova mais direta até hoje da existência de um IMBH em Omega Centauri, potencialmente o buraco negro massivo mais próximo da Terra depois de Sagittarius A* no centro da Via Láctea.

Descoberta de um IMBH em Omega Centauri é um avanço significativo na astronomia. Ela oferece pistas valiosas sobre a formação dos buracos negros supermassivos e sobre o papel dos aglomerados estelares densos como habitats potenciais desses objetos. Esta descoberta também pode reforçar a hipótese de que Omega Centauri é o núcleo remanescente de uma galáxia anã perturbada que se fundiu com a Via Láctea.