Siamesas passam por cirurgia preparatória para separação em Goiânia
Eliade Costa
Publicado em 9 de março de 2022 às 12:10 | Atualizado há 3 anos
As gêmeas siamesas de São Paulo Valentina e Eloá, de 2 anos, que nasceram unidas pelo abdômen, passam pela 3º cirurgia preparatória para a separação total dos corpos nesta quarta-feira, 9, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.
De acordo com o pai das meninas, Fernando de Oliveira Santos, a cirurgia vai colocar expansores de pele. Ele disse que se sente confiante e que a expectativa é boa diante do procedimento cirúrgico. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista em separação de siameses, explicou nas primeiras cirurgias que esse procedimento é uma necessário antes da separação total dos corpos.
A expectativa da família é de que a cirurgia final seja marcada ainda neste ano. Entretanto, segundo Fernando, vai depender da recuperação das gêmeas diante do atual procedimento.
As meninas são unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, intestinos delgado e grosso, fígado e genitália, segundo o médico, as gêmeas nasceram em Guararema (SP). Atualmente, a família mora em Morrinhos, no sul de Goiás, para ficar mais próxima do médico e do hospital.
Segundo informações do G1
Leia também:
- Suspeitos de planejar homicídios em Anápolis são presos
- Ônibus tomba e deixa ao menos 10 pessoas feridas na BR-153
- Ford lança Ranger FX4 2023 com apelo off-road por R$ 289.990