DF: Conta de luz aumenta com crise hídrica
Samara Veiga
Publicado em 1 de setembro de 2021 às 16:22 | Atualizado há 4 anos
Conta de Luz aumenta à partir desta quarta-feira, 1, devido a uma crise hídrica, apontada já como bandeira vermelha, no Distrito Federal. Conforme a Agência Nacional de Elergia Elétrica (Aneel), o reajuste tarifário subirá R$14,20 a cada 100 kW/h na fatura.
A bandeira vermelha deverá continuar até o final de abril do próximo ano, 2022. É o segundo reajuste deste ano, e aumentará no bolso dos consumidores, 6,78% na tarifa média das contas de luz.
A crise hídrica no Brasil é considerada a pior nos últimos 91 anos e serviu de alerta para reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste que já estão com problemas de abastecimento.
Para amenizar a crise, especialistas recomendam o uso consciente do chuveiro elétrico, ar condicionado e geladeira, que são os principais vilões no consumo de energia.
Segundo informações do G1, hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem chegar 15,4% da capacidade até o final de setembro, o que é menor ao registrado na crise de 2001. E a falta de chuva em agosto prejudicou ainda mais o abastecimento dos reservatórios.
Conforme o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o país corre o risco de não conseguir atender a demanda em outubro e novembro, podendo ter apagões pontuais.
Leia também:
- Brasil acolhe ex-primeira-dama do Peru em busca de tratamento médico
- Bruno Henrique e manipulação de apostas: polêmica em jogo do Flamengo
- Decisão de Moraes gera polêmica sobre extradição de traficante
- Elon Musk e sua legião de filhos: um olhar crítico sobre a paternidade do bilionário
- EUA enfrentam crise de terras raras após restrições chinesas