Cultura

The Beatles: 50 anos depois, fãs se reúnem na famosa Abbey Road

Agência Brasil

Publicado em 9 de agosto de 2019 às 17:49 | Atualizado há 4 meses


Fãs dos Beatles e bandas cover do grupo se reuniram nesta quinta-feira (8/8) na Abbey Road para celebrar o meio século da icônica foto de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr cruzando a faixa de pedestres da famosa avenida de Londres.

Pra quem ainda não os conhece, The Beatles foi uma banda de rock britânica considerada para muitos a maior banda de rock de todos os tempos, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical que mais vendeu na história da música. Segundo a EMI, em estimativa de 2001, mais de um bilhão de discos.

Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, o que muitos críticos e especialistas em música consideram, até hoje, uma característica genial dos integrantes.

Fãs dos Beatles celebram os 50 anos da icônica foto e repetem passos da banda

A rua ficou lotada e dezenas de pessoas reproduziam a travessia que se tornou capa do álbum “Abbey Road”. A famosa imagem foi clicada em 8 de agosto de 1969 pelo fotógrafo e amigo dos cantores Iain Macmillan e se tornou capa do disco do grupo. Depois disso, o local virou ponto turístico desde lançamento do álbum. A rua que deu nome a um dos discos de maior sucesso do grupo, é também onde estava localizado o estúdio de gravação da banda.

Além disso, desde o lançamento do trabalho, em setembro daquele ano, a faixa de pedestres onde ocorreu o registro virou atração turística e marcou gerações.





A rua Abbey fica entre os bairros de Kilburn e St. John’s Wood, e a origem do seu nome se perdeu na memória. O livro “Old and new London” (“Antiga e nova Londres”), de 1878, diz que o nome provavelmente vem de uma capela instalada no centro da vila de Kilburn.

A vila foi incorporada à cidade à medida em que Londres cresceu no sentido noroeste, mas o nome da rua se manteve. Além dos estúdios, ela dá nome ao banco Abbey, que foi fundado em uma igreja batista também em Abbey Road, no século XIX.



Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias