Política

Fernando Safatle diz que Rede está confortável na chapa de Zé Eliton

Diário da Manhã

Publicado em 29 de agosto de 2018 às 03:23 | Atualizado há 7 anos

O candidato a suplente de sena­dor Fernando Netto Safatle é um dos principais dirigentes da Rede Sustentabilidade em Goiás. Ele ex­plica por que seu partido desistiu de lançar uma chapa própria para se coligar com o PSDB e o PSB.

“Não lançar candidatura pró­pria a governador é seguir uma orientação da Direção Nacional da Rede, que estabeleceu como prioridade primeira a eleição de Marina Silva, nossa candida­ta a presidente da República; e como segunda prioridade, supe­rar a cláusula de barreira, pela qual cada partido tem que eleger pelo menos 9 deputados federais em todo o País”, explica.

Segundo Safatle, na chapa enca­beçada por Zé Eliton existem mui­tos partidos do porte da Rede, com candidatos “do mesmo tamanho”. Ou seja, numa grande coligação de pequenos partidos, com can­didatos com potencial de votos se­melhantes, as chances de a Rede eleger pelo menos um deputado federal se torna bem maior. O par­tido está trabalhando arduamente no sentido de atingir a meta de ele­ger pelo menos um federal.

Para deputado estadual, porém, a Rede sai com chapa solteira. Não lhe interessa o “chapão”. No entan­to, a Rede conseguiu formar uma chapa bem grande, com muitas li­deranças representativas, de sorte que a possibilidade de eleger um deputado estadual também é mui­to grande. Inclusive, segundo Safat­le, de ter alguns de seus candidatos entre os mais bem votados.

Fernando Safatle é suplente da candidata Lúcia Vânia, do PSB. “Nos sentimos muito confortáveis nesta chapa, pois, além de termos em Lúcia Vânia uma velha compa­nheira de lutas, temos no PSB um partido irmão”, diz Safatle.

De fato, foi pelo PSB que Marina Silva disputou a eleição presiden­cial anterior. Seu partido, a Rede Sustentabilidade, não conseguiu, à época, obter o registro em tempo hábil. Marina, então, entrou como vice de Eduardo Campos. Com a morte de Eduardo, vítima de aci­dente aéreo, Marina acabou sen­do colocada na cabeça da chapa.

Segundo Safatle, depois das eleição, tanto Marina como vá­rias lideranças da Rede deixaram o PSB amigavelmente, agradeci­dos pela acolhida, e fundaram seu próprio partido. “Mas ficou essa nossa afinidade com o PSB, tanto política como idelológica”, afirma Fernando.

Mas a amizade com Lúcia Vâ­nia vem de longe. Fernando Safat­le, economista de formação e ex­-pesquisador do Ipea, foi assessor do antão senador Henrique San­tillo, e com ele ajudou a fundar o PT goiano. Quando Santillo filiou­-se ao nascente MDB, Safatle logo o seguiu. E quando Santillo se ele­geu governador, Safatle foi seu se­cretário de Planejamento.

Como membro eminente do grupo santillista, ajudou a fun­dar o PSDB goiano. E ele lembra que, quando Santillo e Iris rom­peram um com o outro, Lúcia Vânia, então deputada federal, ficou solidária a Santillo. Sata­fle deixou o PSDB, voltou ao PT e acompanhou Marina na fun­dação da Rede. Mas, durante to­dos esses anos, ele e Lúcia Vânia tem andado em faixas paralelas, Que afinal se cruzaram. Muitos fatores convergiram para isso.

Safatle informa que Marina já gravou um vídeo pedindo vo­tos para Lúcia Vânia. Na sema­na passada, ela estava em Goiás, participando de um evento em Ipameri, na Fazenda Brígida. “Nós estamos buscando ocu­par todos os espaços políticos que se apresentarem afim de divulgarmos nossas propostas, nossas teses sobre a sustenta­bilidade, que não se restringem meramente à questão ambien­tal, que nos é muito cara, mas também ao desenvolvimento econômico com justiça social e à ética na política”, afirma.

 

 



Segundo Safatle, depois da eleição, tanto Marina como várias lideranças da Rede deixaram o PSB amigavelmente, agradecidos pela acolhida, e fundaram seu próprio partido”

 

Nós estamos buscando ocupar todos os espaços políticos que se apresentarem a fim de divulgarmos nossas propostas, nossas teses sobre a sustentabilidade, que não se restringem meramente à questão ambiental”

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias