Maioria dos municípios goianos cumpre lei de transparência
Diário da Manhã
Publicado em 19 de abril de 2018 às 01:54 | Atualizado há 4 meses
A maioriados municípios goianos, quase 90%, tem cumprido a Lei nº. 12.527/2011, que é a Lei de Acesso à Informação (LAI), ao disponibilizar informações sobre transparência nos sites oficiais das cidades, conforme diagnóstico do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM). O relatório foi publicado neste mês de abril e identificou a situação das 246 prefeituras goianas, com os seguintes resultados: do total de municípios, 220 (o que equivale a 89,43%) foram considerados adimplentes e 26 municípios (o que corresponde a 10,57%) inadimplentes com o cumprimento da legislação.
O relatório foi feito pela Secretaria de Licitações e Contratos, no período de setembro a dezembro de 2017, e homologado em março de 2018 pelo Tribunal. Como critérios de avaliação, o TCM avaliou se as prefeituras disponibilizam informações a respeito da transparência na internet, o conteúdo dos sites das prefeituras para verificar se contém ferramenta de pesquisa , informações atualizadas dos últimos seis meses, além da receita e despesas do Executivo Municipal.
Outro critério avaliado pelos auditores do TCM foi em relação à disponibilização de informações sobre licitações e contratos, prestações de contas em relação à gestão da prefeitura do ano anterior, além do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e Relatório de Gestão Fiscal (RGF) dos últimos 6 meses. A existência de Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (SIC) e divulgação da estrutura e forma de contato com a prefeitura foram outros critérios investigados.
Como resultados, o TCM destacou que os municípios de Gameleira de Goiás, Itapirapuã, Matrinchã e São Patrício são os mais bem avaliados no cumprimento dos requisitos de acesso à informação, com uma pontuação total de 98. Já as cidades de Mara Rosa, Pilar de Goiás, Colinas do Sul, Águas Lindas, Divinópolis e Santa Terezinha de Goiás estão com as pontuações mais baixas em relação à LAI, com menos de 30 pontos.