Volvo lança no Brasil seu primeiro SUV compacto premium: XC40
Norton Luiz
Publicado em 11 de abril de 2018 às 02:00 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
A Volvo estreia no segmento dos compactos premium no mercado brasileiro com uma proposta ousada em termos de design, tecnologia e preços. O Novo XC40, que traz com exclusividade a tecnologia semiautônoma e Pilot Asssit, reflete também a mudança de perfil da marca escandinava em todo mundo na apresentação de produtos com linhas mais modernas e que possam alcançar uma nova faixa de consumidores. Com o SUV XC40, a Volvo quer ir em busca de compradores de veículos premium na faixa de preços que partem de R$ 170 mil.
O XC40 chega ao mercado nas versões T4, T5 Momentum e T5 R-Design, com preços de R$ 169.950, R$ 194.950 e R$ 214.950, respectivamente. Nessa faixa de preços a marca sueca aponta como concorrentes diretos do XC40 o Audi Q3, o Mercedes-Bens GLA e o BMW X1. Entra também na linha de concorrentes o novo Jaguar I-Pace, mas para disputar consumidores com a versão topo R-Desing. A Volvo aposta em um novo momento da marca no mercado brasileiro com o lançamento do XC40.
As 70 unidades da versão First Edition colocadas à disposição dos clientes na pré-vendas foram comercializadas em poucas horas, o que faz a Volvo acreditar numa reação favorável de vendas do modelo no País. O compacto premium XC40 ganha a responsabilidade de ser o modelo de maior volume de vendas da Volvo no Brasil, tanto que o presidente da marca no Brasil, Luiz Rezende, faz estimativa de crescimento de 4 mil para 6 mil carros por ano com o lançamento do XC40.
O DMAutos participou da apresentação do novo veículo da Volvo em Santa Catarina, com direito a test drive no percurso com cerca de 250 km entre Itajaí e Florianópolis e retorno até Navegantes. O SUV, com seu design marcante e conforto que justifica ser um verdadeiro premium, se mostrou surpreendente ao longo de todo o trajeto. O motor 2.0 de 255 cavalos da versão R-Design dispensa comentários pela pegada forte que tem. O utilitário, o primeiro compacto da marca lançado no mundo, é elegante e tem muita personalidade.
Por enquanto, os consumidores terão à disposição apenas as versões topo R-Design e a T5 Momentum, mas mesmo assim com uma espera de no mínimo 90 dias para receber o modelo. A versão T4, a que terá maior volume de vendas na inédita linha do XC40, começa a chegar apenas em julho próximo. O XC40 passa também a atender vendas PCD nas três versões, através do Programa Volvo For All, por R$ 145.950 (T4), R$ 169.950 (T5 Momentum) e R$ 189.950 (T5 R-Design).
A versão T4 é equipada com motor Drive-E 2.0, de 190 cv de potência, com turbocompressor, transmissão automática Geartronic de oito marchas e tração dianteira. Já as versões T5 Momentum trazem o mesmo motor de 2 litros sob o capô, mas com 252 cv de potência, tração integral e transmissão automática de 8 velocidades Aisin. O exclusivo sistema de condução semiautônoma do XC40, dentro do segmento dos compactos premium, é de série na versão T5 R-Design. Os compradores das demais versões que quiserem ter esse tipo de condução terão que desembolsar R$ 5 mil.
Durante a apresentação do XC40 à imprensa especializada, o executivo Luiz Rezende, não escondeu o interesse da Volvo em trazer para o Brasil versões elétricas e híbridas do XC40. Não negou também a possibilidade de trazer para o País, já em 2019, o motor 1.5 de três cilindros, equipando o modelo T3.
Nova plataforma
Produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, o XC40 foi apresentado mundialmente em novembro de 2017, em Barcelona, na Espanha, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (CMA, Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados. Co-desenvolvida com a Geely, controladora da marca sueca, a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.
O novo utilitário esportivo XC40 é o menor SUV da Volvo, mas nem por isso é o menor dos compactos. Pelo contrário, suas medidas o colocam em posição de vanguarda entre seus concorrentes diretos. Com dimensões de um legítimo SUV, o XC40 apresenta um entre-eixos de 2,70 m; 1,86 m de largura; 1,65 m de altura; e 4,42 m de comprimento, garantindo conforto e amplo espaço interno a todos os ocupantes.
O sistema Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis do veículo: Automatic Bending Lights (ABL), com luzes auto-direcionais que acompanham o giro do volante; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; nivelamento automático do facho do farol e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático.
Porta-malas
Na traseira, a lanterna tem feixes de LED no conjunto ótico de desenho marcante que invade a lateral da carroceria. O caráter jovial do modelo é expressado também pela cor do teto, diferente da carroceria na versão R-Design, e pelas barras de teto de alumínio.
O interior do XC40 oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento indutivo), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central. Para obter mais espaço de armazenamento nas portas do XC40, os designers tiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel.
No porta-malas, de 460 litros com carregamento até as janelas e de 1.830 litros com os bancos traseiros rebatidos, um assoalho inteligente pode ser dobrado para levar sacolas ou outras bagagens por meio de ganchos ou para usar o espaço completo sem removê-lo do carro, além do mecanismo de rebatimento do banco traseiro fornecer um assoalho plano para bagagens. A abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas é feita ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free).
O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect do XC40 é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques. As funções também podem ser acessadas por comando de voz. Como no XC60 e XC90, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. O XC40 apresenta, ainda, painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″.
Outro destaque do Sensus é a qualidade do sistema de som, o High Performance System, com 8 alto-falantes de 250 W de potência. Já o Harman Kardon Premium Sound vai além e, na versão R-Design, conta com 13 alto-falantes e um subwoofer totalizando 600 W de potência. O sistema Sensus integra também o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
O XC40 traz cinco modos de condução (Eco, Comfort, Off-Road, Dynamic e Individual) que ajustam parâmetros relacionados à resposta do motor, agilidade de troca de marchas, ajuste de esforço da direção, resposta dos freios e controle de estabilidade.
O modelo desembarca no Brasil equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro. Outro recurso é a Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrário. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.
O XC40 também disponibiliza como itens de série os sistemas de alerta de mudança de faixa, de proteção em saída de estrada, de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical. O modelo acrescenta ainda à extensa lista o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), direção semiautônoma de até 130 km/h. Assim, o XC40 passa a se tornar o primeiro modelo a oferecer o Pilot Assist no segmento e o mais barato do Brasil dotado com essa tecnologia.