DMAutos

Jaguar I-PACE 100% elétrico mostra sua cara ao mundo

Norton Luiz

Publicado em 2 de março de 2018 às 12:16 | Atualizado há 4 meses

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Jaguar, marca britânica de veículos premium revelou pela primeira vez ao mundo seu primeiro veículo 100% elétrico: o I-PACE. A apresentação do veículo aconteceu na última quinta-feira, 1º de março, dia que a fabricante considera que ficará marcado na sua história em função do momento antológico. O I-PACE, que fez sua primeira aparição na Áustria, tem presença certa no estande da Jaguar no Salão Internacional de Genebra, que abre suas portas na próxima terça-feira. O modelo não tem previsão para chegar ao Brasil.

Totalmente desenvolvido no Reino Unido, o I-PACE será produzido na fábrica de última geração da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, em uma parceria com a Magna Steyr. O modelo é o mais novo membro da família de SUVs da Jaguar, que já conta com o F-PACE – mais vendido veículo da marca no Brasil e no mundo em 2017 – e com o recém-apresentado SUV compacto, o E-PACE.

Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e ampla capacidade térmica, o I-PACE é capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100km/h em apenas 4,8 segundos. Sua autonomia de rodagem é de cerca de 480 quilômetros. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos que enviam tração para as quatro rodas.

O carregador de 100kW permite aos clientes recarregar até 80% da bateria do I-PACE em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando carregado em uma tomada normal caseira de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas. O modelo tem tração nas quatro rodas,  394cv de potência e 71Kgfm de torque instantâneo proporcionados pelos dois motores elétricos. Serão três versões de acabamento (S, SE e HSE) com os preços, respetivamente, de 80.416 €, 88.548 € e 94.749 €.

O I-PACE também permite que o condutor selecione entre níveis altos ou baixos de travagem regenerativa para maximizar a eficiência e otimizar o alcance do veículo. Quando o modo regenerativo elevado é selecionado, ele efetivamente permite que o condutor experimente a condução intuitiva com um único pedal, pois a velocidade do modelo diminui conforme o pedal do acelerador é levantado, o que reduz a dependência do pedal de freio. Neste caso, uma força de frenagem regenerativa máxima de 0.4G pode ser alcançada.

Design

O I-PACE é um SUV de proporções imponentes e silhueta marcante, que remete o modelo a um cupê. Seu design é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas e rodas de aro 22. Seu capô baixo, teto de alta fluidez aerodinâmica e traseira mais quadrada garantem ao I-PACE um coeficiente de arrasto de apenas 0,29.

A grade dianteira passa a assumir um importante papel aerodinâmico no modelo, ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisas, o que contribui diretamente para a redução do arrasto. O fluxo de ar que passa pela grade dianteira e pelas linhas do capô também ajudam no resfriamento da bateria, o que garante ainda mais otimização de sua carga.

Da mesma forma que no F-TYPE e no Range Rover Velar, as maçanetas do I-PACE localizam-se dentro da carroceria e são reveladas no momento em que os ocupantes entram ou saem do veículo. Essa característica dá ao SUV um visual mais limpo e melhoria aerodinâmica ao modelo. Quando equipado com o sistema de suspensão pneumática opcional, o I-PACE ainda pode ser rebaixado em 10 milímetros em velocidade acima de 105 km/h, o que também contribui para a redução do arrasto.

A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo “J” são absolutamente marcantes e corroboram seu design agressivo.​ Se por fora o modelo traz características marcantes, por dentro os clientes do I-PACE encontram um ambiente absolutamente amplo e tecnológico, com acabamento premium que recebeu atenção em todos os seus detalhes.

Os materiais que revestem o interior do I-PACE foram escolhidos de forma a proporcionar uma aparência amplamente natural e high-tech. Elementos em laca preta (black piano) e alumínio, combinado ao avançado sistema de entretenimento Touch Pro Duo, dão um ar extremamente moderno ao veículo.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias