Opinião

Jesus profetiza a destruição de Jerusalém

Diário da Manhã

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 23:12 | Atualizado há 7 anos

“Quan­do vir­des Je­ru­sa­lém si­ti­a­da de exér­ci­tos, en­tão sa­bei que es­tá pró­xi­ma a sua de­vas­ta­ção. Quan­do vir­des a abo­mi­na­ção da de­so­la­ção, de que fa­lou o pro­fe­ta Da­ni­el, ins­ta­la­da no lu­gar san­to, on­de não de­via es­tar — quem lê, en­ten­da! — en­tão, os que es­ti­ve­rem na Ju­déia fu­jam pa­ra os mon­tes, os que se en­con­tra­rem den­tro da ci­da­de sai­am e os que es­ti­ve­rem nos cam­pos não en­trem ne­la. Na­que­le Dia quem es­ti­ver no ter­ra­ço e ti­ver os seus bens em ca­sa, não des­ça nem en­tre pa­ra pe­gá-los ou pa­ra apa­nhar al­gu­ma coi­sa em sua ca­sa. E quem es­ti­ver no cam­po não vol­te atrás pa­ra bus­car a sua ves­te!


Lem­brai-vos da mu­lher de Ló. Quem pro­cu­rar sal­var a sua vi­da, a per­de­rá, e quem a per­der, a sal­va­rá. Di­go-vos que, na­que­la noi­te, dois es­ta­rão num lei­to; um se­rá to­ma­do e o ou­tro se­rá dei­xa­do. Du­as mu­lhe­res es­ta­rão mo­en­do jun­tas; uma se­rá to­ma­da e a ou­tra dei­xa­da. Dois es­ta­rão no cam­po; um se­rá to­ma­do e o ou­tro dei­xa­do. Por­que es­ses di­as se­rão di­as de pu­ni­ção, nos qua­is de­ve­rá cum­prir-se tu­do o que foi es­cri­to.


Ai das grá­vi­das e das que ama­men­ta­rem nes­ses di­as! Por­que ha­ve­rá gran­de mi­sé­ria so­bre a ter­ra e có­le­ra con­tra es­te po­vo. E cai­rão ao fio da es­pa­da, le­va­dos ca­ti­vos pa­ra to­das as na­ções, e Je­ru­sa­lém se­rá pi­sa­da pe­los gen­ti­os, até que os tem­pos dos gen­ti­os se com­ple­tem.


Ro­gai pa­ra que a vos­sa fu­ga não ocor­ra no in­ver­no ou em dia de sá­ba­do. Pois nes­ses di­as ha­ve­rá uma gran­de tri­bu­la­ção, tal co­mo nun­ca hou­ve des­de o prin­cí­pio do mun­do, que Deus cri­ou, até ago­ra, nem ha­ve­rá ja­mais. E se o Se­nhor não abre­vi­as­se es­ses di­as, nin­guém se sal­va­ria. Mas, por cau­sa dos elei­tos que es­co­lheu, ele abre­viou es­ses di­as.


En­tão, se al­guém vos dis­ser: ‘Eis aqui o Cris­to!’ ou ‘Ei-lo ali!’, não acre­di­te­is. Pois hão de sur­gir fal­sos Cris­tos e fal­sos pro­fe­tas que fa­rão gran­des si­nais e pro­dí­gi­os pa­ra en­ga­nar, se pos­sí­vel, até os elei­tos. Vós, po­rém, ten­de cui­da­do. Ve­de que tu­do vos te­nho pre­di­to.


“Se en­tão vos dis­se­rem: ‘Ei-lo no de­ser­to!’, não sai­ais; ‘Ei-lo no in­te­ri­or da ca­sa’, não acre­di­te­is. Por­que as­sim co­mo o re­lâm­pa­go sai do ori­en­te e bri­lha até o oci­den­te, as­sim se­rá a vin­da do Fi­lho do Ho­mem”.


To­man­do a pa­la­vra, per­gun­ta­ram-lhe os dis­cí­pu­los: “On­de, Se­nhor?”


Je­sus lhes res­pon­deu: “On­de es­ti­ver o ca­dá­ver, aí tam­bém se ajun­ta­rão os abu­tres”.


(Evan­ge­lhos de: Ma­teus, cap. 24, vv. 15 a 28 – Mar­cos, cap. 13, vv. 14 a 23 – Lu­cas, cap. 17, vv. 31 a 37; cap. 21, vv. 20 a 24).


 


O Mes­tre pros­se­gue com as pro­fe­cias a res­pei­to da des­tru­i­ção de Je­ru­sa­lém, que ocor­re­ria no ano 70, sob o co­man­do do fu­tu­ro im­pe­ra­dor ro­ma­no Ti­to, e faz re­fe­rên­cia ao que dis­se o pro­fe­ta Da­ni­el (9:26-27):


“E o po­vo do prín­ci­pe, que há de vir, des­tru­i­rá a ci­da­de e o san­tu­á­rio, e o seu fim se­rá co­mo uma inun­da­ção; e até ao fim ha­ve­rá guer­ra; es­tão de­ter­mi­na­das as as­so­la­ções. Ele fir­ma­rá ali­an­ça com mui­tos por uma se­ma­na; e na me­ta­de da se­ma­na fa­rá ces­sar o sa­cri­fí­cio e a ob­la­ção; e so­bre a asa das abo­mi­na­ções vi­rá o as­so­la­dor, e is­so até a con­su­ma­ção; e o que es­tá de­ter­mi­na­do se­rá der­ra­ma­do so­bre o as­so­la­dor”.


O Mes­tre ain­da lem­bra Da­ni­el (11:31) ao fa­lar da pro­fa­na­ção do al­tar do tem­plo:


“E bra­ços se­rão co­lo­ca­dos so­bre ele, que pro­fa­na­rão o san­tu­á­rio e a for­ta­le­za, e ti­ra­rão o sa­cri­fí­cio con­tí­nuo, es­ta­be­le­cen­do abo­mi­na­ção de­so­la­do­ra”.


Pos­si­vel­men­te Da­ni­el de­sig­na­va com es­sa ex­pres­são um al­tar pa­gão que o rei he­le­nis­ta An­tí­o­co Epí­fa­nes er­gueu no tem­plo de Je­ru­sa­lém em 168 a.C. ao ins­ta­lar uma es­tá­tua do deus gre­go Zeus.


Tor­na-se evi­den­te que a ex­pres­são “quem lê, en­ten­da” ad­vém dos nar­ra­do­res por­quan­to o Mes­tre fa­lou, mas não es­cre­veu os evan­ge­lhos.


Pas­to­ri­no, em sua obra Sa­be­do­ria do Evan­ge­lho, vol.7, no item Di­as Ca­la­mi­to­sos, as­sim co­men­ta a res­pei­to do ter­mo “fu­jam pa­ra os mon­tes”:


“… quem mo­ra na Ju­deia, que fu­ja pa­ra os mon­tes de além Jor­dão (o Mo­ab e o Am­mon), em cu­jas gru­tas te­rão se­gu­ran­ça. Des­de a épo­ca de Da­vi es­ses eram lu­ga­res se­gu­ros. Quan­do em 60 as le­gi­ões ro­ma­nas iam fe­chan­do o cer­co, ocu­pan­do Je­ri­có, Emaús, Be­tel, He­bron… os cris­tã­os de Je­ru­sa­lém acom­pa­nha­ram Si­me­ão, ins­pe­tor que su­ce­deu a Ti­a­go o me­nor nes­sa ci­da­de, e re­fu­gi­a­ram-se em Pel­la (ho­je Ta­bakát-Fa­hil) na Trans­jor­dâ­nia (cfr. Eu­sé­bio, Hist. Eccl. 3.5.3.)”.


Di­an­te da Je­ru­sa­lém si­ti­a­da, Je­sus acon­se­lha que to­dos os seus ha­bi­tan­tes se re­ti­rem e não vol­tem pa­ra ela e du­ran­te a fu­ga na­da le­vem. Is­so por­que o mo­men­to se­rá gra­vís­si­mo e exi­gi­rá agi­li­da­de. O Mes­tre ain­da men­ci­o­na a mu­lher de Ló, so­bri­nho de Abra­ão, que, com sua fa­mí­lia, mu­lher e du­as fi­lhas, fu­gi­ram de So­do­ma, mas sua mu­lher fo­ra trans­for­ma­da em es­tá­tua de sal por ha­ver olha­do pa­ra trás, des­res­pei­tan­do as ori­en­ta­ções dos men­sa­gei­ros de Deus (Gê­ne­sis, 18, 19:26).


O di­vi­no Ami­go ain­da lem­bra o prin­cí­pio do des­pren­di­men­to dos bens ter­re­nos: “Quem pro­cu­rar sal­var a sua vi­da, a per­de­rá, e quem a per­der, a sal­va­rá”. Em Mar­cos (8:35) o Mes­tre com­ple­men­ta: “…mas quem per­der a sua vi­da por amor de mim e do Evan­ge­lho, a sal­va­rá”.


Je­sus tam­bém des­cre­ve a na­tu­re­za das do­res ex­pi­a­tó­ri­as que avas­sa­la­rão os ha­bi­tan­tes de Je­ru­sa­lém e seus en­tes que­ri­dos por meio de se­pa­ra­ções trá­gi­cas e abrup­tas. Mui­tas des­sas do­res se­rão re­sul­tan­tes da ação da Lei Na­tu­ral de Jus­ti­ça so­bre os in­cau­tos e iní­quos.


Je­sus cha­ma os ro­ma­nos de gen­ti­os, ou se­ja, po­vos sem fé e sem Deus. Mes­mo com tan­to po­der ge­ra­dor de guer­ras e de es­cra­vi­dão, o Mes­tre pre­co­ni­za que o tem­po do do­mí­nio ro­ma­no te­ria seu fim: “até que o tem­po dos gen­ti­os se com­ple­tem”. Em­bo­ra as ti­ra­ni­as hu­ma­nas se­jam usa­das pe­la Jus­ti­ça di­vi­na, os ti­ra­nos res­pon­de­rão a es­sa Jus­ti­ça por su­as ini­qui­da­des por­que a Lei Na­tu­ral de Jus­ti­ça não ne­ces­si­ta de in­jus­ti­ças hu­ma­nas pa­ra que se ma­ni­fes­te.


Além de re­la­tar a res­pei­to da ru­í­na de Je­ru­sa­lém, do ho­lo­caus­to e da es­cra­vi­dão aos seus ha­bi­tan­tes, o di­vi­no Mes­si­as re­co­men­da que a fu­ga não ocor­ra no in­ver­no quan­do a chu­va e a ne­ve di­fi­cul­ta­vam as vi­a­gens e no sá­ba­do por­que era pro­i­bi­do an­dar mais de no­ve­cen­tos me­tros.


Nes­ta pro­fe­cia, Je­sus res­sal­ta a im­por­tân­cia dos ge­ne­ro­sos e jus­tos nu­ma so­ci­e­da­de quan­do in­for­ma que os di­as de so­fri­men­tos in­com­pa­rá­veis e atro­zes aos ha­bi­tan­tes de Je­ru­sa­lém so­men­te se­ri­am abre­vi­a­dos “por cau­sa dos elei­tos” que ha­bi­ta­vam nes­sa ci­da­de, sem os qua­is “nin­guém se sal­va­ria”.


As pro­fe­cias de Je­sus a res­pei­to de Je­ru­sa­lém ser­vem pa­ra to­da co­mu­ni­da­de pre­sa às ilu­sões do ma­te­ri­a­lis­mo, do ego­cen­tris­mo, da hi­po­cri­sia e da in­sen­sa­tez.


O Mes­tre pros­se­gue com a sua pre­o­cu­pa­ção com os fal­sos pro­fe­tas por­que sa­be o quan­to eles po­dem pre­ju­di­car àque­les que os se­guem ao anes­te­si­ar su­as con­sci­ên­cias, jus­ti­fi­can­do equí­vo­cos mo­ra­is, e en­du­re­cer seus co­ra­ções, sen­do in­di­fe­ren­tes ao so­fri­men­to al­heio.


Mais uma vez, Je­sus se re­fe­re à vin­da do Fi­lho do Ho­mem. Co­mo já foi di­to, o Fi­lho do Ho­mem re­pre­sen­ta a per­fei­ção do Es­pí­ri­to que tran­si­tou pe­los ca­mi­nhos evo­lu­ti­vos da es­pé­cie hu­ma­na.


A vin­da do Fi­lho do Ho­mem tam­bém sig­ni­fi­ca o nos­so en­con­tro com Je­sus on­de ele de­ter­mi­nar, se­ja nas es­fe­ras su­pe­ri­o­res, se­ja na Ter­ra ou na in­ti­mi­da­de con­sci­en­cial. Es­se en­con­tro ocor­re co­mo um re­lâm­pa­go, ou se­ja, de for­ma ines­pe­ra­da.


Quan­do os dis­cí­pu­los in­da­ga­ram ao Mes­tre on­de ocor­re­ria a vin­da do Fi­lho do Ho­mem, ele res­pon­deu: “On­de es­ti­ver o ca­dá­ver, aí tam­bém se ajun­ta­rão os abu­tres (al­gu­mas tra­du­ções pre­fe­rem ‘águias’)”. O sig­ni­fi­ca­do des­ta sim­bo­lo­gia diz res­pei­to à ação das Leis de Deus com a Hu­ma­ni­da­de ter­re­na. O abu­tre sim­bo­li­za a pro­mo­ção da lim­pe­za mo­ral da Hu­ma­ni­da­de. A águia re­pre­sen­ta a ele­va­ção da Hu­ma­ni­da­de às al­tu­ras da re­den­ção es­pi­ri­tual. É o re­sul­ta­do da Lei Mo­ral do Pro­gres­so, a qual é im­pos­sí­vel de ser evi­ta­da. Igual­men­te, é a con­se­quên­cia da Lei Mo­ral de Des­tru­i­ção pa­ra os ine­vi­tá­veis fe­cha­men­tos de ci­clos evo­lu­ti­vos, que ob­je­ti­vam es­ta­be­le­cer a or­dem mo­ral de to­das as coi­sas. Nin­guém po­de­rá re­sis­tir ao po­de­ro­so eflú­vio dos me­ca­nis­mos da evo­lu­ção es­pi­ri­tual, os qua­is pro­mo­vem a pu­re­za do Es­pí­ri­to por in­ter­mé­dio de su­per­la­ti­vo e ir­re­sis­tí­vel Amor e in­des­cri­tí­vel e di­vi­na Sa­be­do­ria.


 


(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta. Au­tor do li­vro “Um Dia em Je­ru­sa­lém”. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)



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