DMAutos

Linha Classe E da Mercedes-Benz cresce com o novo E 300 Cabriolet

Norton Luiz

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 11:40 | Atualizado há 4 meses

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Mercedes-Benz integra mais um ente na família Classe E com o lançamento do novo E 300 Cabriolet, cujo modelo conversível já disponível nos concessionários de todo o País com preço sugerido de R$ 413.900. O esportivo de quatro lugares é reconhecido pela combinação de um design puro e atraente com conforto e tecnologia de ponta. Também inclui integração a smartphones e sistemas de assistência.

O E 300 Cabriolet é equipado com motor turbo de 245 cv, com troque máximo de 370 Nm disponível de 1.300 a 4.000 rpm, e câmbio 9G-TRONIC com nove velocidades. O sistema de suspensão Agility Control, 15 milímetros mais baixa que a do Classe E sedã, é um diferencial para uma condução segura e confortável. O sistema Dynamic Select permite que o motorista influencie diversas regulagens, como a resposta do acelerador, função ECO start/stop e rotação das trocas de marchas da transmissão automática.

Derivada do Classe S Cabriolet, a capota acústica, automática e de série, pode ser totalmente aberta e fechada em 20 segundos, com o automóvel andando a uma velocidade de até 50 km/h.  Uma cobertura retrátil separa a capota do espaço restante do porta-malas, capacidade de 385 litros (310 litros com a capota aberta).

A dianteira do novo E 300 traz grade diamante, faróis Multibeam LED, de alta resolução com 84 LEDs, lanternas traseiras, capô saliente com protuberâncias e janelas laterais totalmente retráteis. O teto de tecido altamente tensionado com janela flui no sentido da traseira.

Sofisticado e esportivo

Os itens opcionais de acabamento incluem couro refletor de calor em quatro cores e nove diferentes opções de pintura, incluindo duas em tonalidades claras com madeira de poros abertos em alto brilho. A iluminação do interior utiliza a tecnologia LED. O mesmo se aplica à iluminação ambiente opcional com 64 cores e, como item especial, uma luminária traseira instalada no forro do teto da capota de tecido.

O condutor tem múltiplas opções para operar o painel de instrumentos, sistema multimídia e outras funções: controle por voz Linguatronic, controles de toque no volante para atuação com arrasto dos dedos e, no console central, superfície de toque que ativa o Controller e reconhece escrita manuscrita. Também existem teclas de acesso direto que podem acionar, por exemplo, o ar-condicionado ou ativação e desativação de alguns dos sistemas de assistência ao motorista.

Destaques esportivos diferenciados incluem saídas de ar em Silvershadow, com formato inspirado em turbinas a jato. Os bancos dos quatro ocupantes trazem apoios laterais, apoios de cabeça organicamente integrados e extensores automáticos para os cintos dianteiros de segurança de série.

Especialmente desenvolvido para conversíveis, o sistema de controle climático reage conforme a configuração do teto, de forma totalmente automática. O motorista não precisa escolher um modo para capota aberta ou fechada, nem é necessário memorizar uma determinada temperatura para cada uma dessas condições de uso, pois uma função especial de sobreposição consegue realizar uma transição imperceptível entre as duas, assegurando o máximo conforto climático. Comparado ao E 300 Coupé, o E 300 Cabriolet cresceu no comprimento, largura e distância entre eixos: comprimento total de 4.826 mm e largura 1.860 mm.

Em caso de acidente, o conjunto de sistemas de retenção proporcionam alta proteção incluem entram em ação com Tensores de cintos e limitadores de força em todos os bancos dianteiros e traseiros,Tensor de cinto reversível PRE-SAFE nos bancos dianteiros, Airbags dianteiros para o motorista e o passageiro, Airbag de joelhos para o motorista, Airbags para tórax e pélvis para o motorista e passageiro da frente, Airbags integrados à borda superior dos painéis das portas dianteiras para proteger a cabeça no caso de impactos laterais (airbags de cabeça).

O sistema de proteção contra capotagem foi desenvolvido especificamente para o E 300 Cabriolet, que consiste em duas cápsulas alojadas atrás dos bancos traseiros de forma não visível. Se uma capotagem for iminente, essas cápsulas são deflagradas e se estendem para criar um espaço de sobrevivência juntamente com as colunas A.

O Cabriolet oferece todos os itens já familiares da linha Classe E. O sistema Active Brake Assist, de série, pode alertar o motorista em caso de colisão iminente, dar apoio através de frenagem de emergência e, se necessário, aplicar os freios automaticamente. Além de veículos lentos, parando ou estacionados, o sistema também pode detectar pedestres atravessando a zona de risco à frente do automóvel.

O modelo também inclui o Driving Assistance, que possui o Active Distance, Assist DISTRONIC e Active Steering Assist: em qualquer estrada, esses sistemas permitem que o E 300 Cabriolet não só se mantenha à uma distância considerada correta dos veículos à frente, mas também de segui-los automaticamente a uma velocidade de até 130km/h.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias