Entretenimento

Sonhos de Lynch no Cine Cultura

Diário da Manhã

Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 23:35 | Atualizado há 4 meses

Há quem goste de fil­mes e relacionamen­tos ao estilo “se não for pra embaralhar minha cabe­ça eu nem vou”. Para os amo­res complexos, de sonhos e pe­sadelos, força aos camaradas. Para a sede por filmes surreais e não lineares, David Lynch e Cine Cultura. Cidade dos So­nhos (2001), grande clássico de Lynch, acaba de ser relança­do nos cinemas em cópia res­taurada. Em Goiânia a estréia é hoje, 11 de janeiro, no Cine Cultura. O filme ficará em car­taz por duas semanas.

O título original da obra cine­matográfica é Mulholland Drive, o nome de uma estrada de Los Angeles, na qual acontece um acidente que inicia o enredo. Ori­ginalmente idealizado para ser uma série de televisão de mesmo nome, devido ao sucesso da sé­rie dirigida por Lynch chamada Twin Peaks. A série Mulholland Drive era para começar com um episódio piloto de duas horas produzido pela Touchstone Te­levision e destinado para a emis­sora americana ABC. O projeto foi então abandonado pela emis­sora e o diretor com o auxílio de um canal francês pôde terminar a obra convertendo em filme.

Cidade dos Sonhos é o se­gundo filme da “trilogia de Hollywood”, obras de Lynch que tem como palco a cidade de Los Angeles e nuances no rotei­ro relacionados à indústria ci­nematográfica. O primeiro fil­me da trilogia é Estrada Perdida (1997), o filme traz enigmas, como um homem que muda de corpo e de vida sem explicação clara, e duas personagens dis­tintas interpretadas pela mes­ma atriz, coisas de sonho.

O último longa-metragem produzido por David Lynch, pertencente a surreal trilogia, tem o título em português de Império dos Sonhos (2006). O longa foi lançado em 2006, e trazia no elenco principal a atriz Laura Dern, que já havia trabalhado com Lynch nos fil­mes Veludo Azul e Coração Sel­vagem. Ainda mais dissolvido que Cidade dos Sonhos, o filme tem como enredo uma com­plexa trama envolvendo pai­xões, indústria do cinema e máfia polonesa.

Outros trabalhos marcan­tes do diretor incluem o longa­-metragem Coração Selvagem, que estrela Laura Dern e Nico­las Cage. O casal protagoniza o filme que mais aborda a temá­tica do crime na carreira de Da­vid Lynch. Outra obra que cha­ma a atenção em sua concreta filmografia é o drama Uma his­tória real, lançado em 1999. Tra­ta-se de uma história de supera­ção e reconciliação, onde Alvin Straight, um velho, atravessa 418 quilômetros (260 milhas) de rodovia utilizando um cor­tador de grama como meio de transporte para reencontrar-se com seu irmão, com quem teve desentendimentos marcantes no passado. Sissy Spacek, atriz famosa no meio cult por traba­lhar com o consagrado diretor Robert Altman e por interpre­tar Carrie na primeira versão de Carrie, a estranha, integra o elenco de Uma história real.

SINOPSE DE CIDADE DOS SONHOS (2001)

Quando a morena Rita, ma­chucada e amnésica, encontra a loira aspirante a atriz Bar­bie Betty, ambas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ao longo de Mulholland Drive, nada é o que parece. Ambien­tada no universo irreal de Los Angeles, David Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade numa mistura descon­fortável de inocência e cor­rupção, amor e solidão, beleza e depravação. Lynch constrói habilmente um enigma hip­notizante, impulsionando­-nos através de um misterioso labirinto de experiências sen­suais até alcançarmos o cru­zamento onde sonhos e pesa­delos se encontram.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias